Álcool, tabaco e jogo vão gerar 2,3 mil milhões de receitas em 2025

2 horas atrás 20

São os designados impostos do pecado e no próximo ano vão crescer à boleia do crescimento do consumo privado que deve subir 2%.

Os impostos sobre o álcool, tabaco e jogo vão gerar mais de 2,3 mil milhões de euros em receitas em 2025, de acordo com o Orçamento do Estado entregue esta quinta-feira. O Governo estima que o consumo privado tenha um crescimento de 2%.

De acordo com análise do JE que pode ler na edição desta sexta-feira, o imposto sobre o consumo de tabaco vai registar um crescimento de 4% para 1.637 milhões de euros, com o Imposto sobre o álcool e as bebidas alcoólicas (IABA) a gerar mais 5% de receitas para 365 milhões de euros.

Já o imposto especial de jogo vai gerar mais de 10% de receita para um valor acima de 306 milhões de euros, com esta receita a estar na alçada do Turismo de Portugal.

Por sua vez, as receitas dos jogos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) vão subir 3,5% para 232 milhões de euros.

Com o crescimento do consumo privado, o IVA vai gerar mais de 1,6 mil milhões de euros. É de longe o imposto indireto que vai subir mais no próximo ano.

Ler artigo completo