Alemanha: Confiança económica continua a melhorar e suporta recuperação no segundo trimestre

5 meses atrás 66

A confiança dos agentes alemães está a subir de forma transversal, embora com particular incidência no sector dos serviços, e dá mais força à ideia de que o motor industrial europeu está a sair da estagnação dos últimos meses.

A confiança dos agentes económicos alemães continua a melhorar, dada a expectativa de recuperação nos próximos meses. O índice Ifo de abril suporta a ideia de uma retoma impulsionada sobretudo pelos serviços, embora as melhorias estejam a ser transversais a vários sectores.

O índice de confiança económica do Instituto Ifo subiu para 89,4 em abril depois de ter ficado em 87,8 em março, uma subida motivada sobretudo pela subida das expectativas, cujo subíndice subiu de 87,7 para 89,9. Quanto à situação económica atual, o subindicador subiu menos expressivamente, passando de 88,1 para 88,9.

Os serviços mantiveram uma leitura em terreno de expansão (no caso dos subindicadores sectoriais, os valores são normalizados em torno de zero, pelo que uma leitura positiva indica crescimento da atividade), subindo de 0,4 pontos em março para 3,2. Na mesma linha, os restantes sectores considerados registaram melhorias, mas partindo de um ponto bastante mais negativo: a indústria subiu de -9,9 para -8,5, enquanto a construção melhorou de de -33,2 para -28,5.

Estes números ficam em linha com os valores divulgados terça-feira relativos ao índice de gestores de compras (PMI), que também apontam para uma recuperação no segundo trimestre após largos meses de estagnação e recessão na maior economia europeia. Ainda assim, argumentam os analistas da Pantheon Macro, o “ímpeto permanece fraco e qualquer retoma deve manter-se frágil”.

Ler artigo completo