Alexis Borges de regresso para o Pré-Olímpico

6 meses atrás 57

Através de um comunicado emitido na manhã desta sexta-feira, a Federação de Andebol de Portugal (FPA) revelou os 18 jogadores chamados para disputar o Torneio Pré-Olímpico na Hungria, onde vão defrontar a Noruega, Tunísia e os anfitriões desta fase da prova.

As grandes novidades relativamente ao EHF Euro 2024 acabam por ser duas: Diogo Branquinho substitui Pedro Oliveira, enquanto Alexis Borges está de regresso à Seleção Nacional para o lugar que pertenceu a Ricardo Brandão, jovem pivô que tem tido pouca utilização no FC Porto.

O pivô encarnado, de resto, é um reforço de alto nível para a turma de Paulo Jorge Pereira. Não era chamado desde o Mundial 2023 e o último jogo remonta para o dia 22 de janeiro de 2023, na altura diante da Suécia.

O selecionador nacional, em declarações à FPA, explicou as escolhas e relembrou os objetivos. «Mantivemos a convocatória muito próximo da que fizemos para o último Europeu, tendo em conta a excelente prestação que tivemos, tinha todo o sentido mantê-la praticamente idêntica. Entraram apenas duas caras que não são novas – Diogo Branquinho e Alexis Borges.»

«As convocatórias normalmente são feitas tendo em conta o histórico que os atletas têm na Seleção, mas, ao mesmo tempo, outros fatores como o momento atual de forma que os atletas apresentam. Agora, vamos com este grupo preparar a luta das lutas, que começou em janeiro e para nós só acaba agora no dia 17 de março. Oxalá consigamos atingir mais um sonho», referiu.

Convocatória completa

Guarda-redes: Diogo Rêma (FC Porto) e Gustavo Capdeville (Benfica);
Centrais: Miguel Martins (Pick Szeged) e Rui Silva (FC Porto);
Pontas: Pedro Portela (Sporting), Leonel Fernandes (FC Porto), António Areia (FC Porto) e Diogo Branquinho (FC Porto);
Pivôs: Fábio Silva (Artística de Avanca), Luís Frade (FC Barcelona) e Alexis Borges (Benfica);
Laterais: Gilberto Duarte (AIX), Alexandre Cavalcanti (HBC Nantes), Gonçalo Vieira (Fenix Toulouse), Martim Costa (Sporting), Salvador Salvador (Sporting), Francisco Costa (Sporting) e Joaquim Nazaré (Skjern);

Ler artigo completo