Algumas batatas fritas (e não só) vão sair do mercado. Entenda porquê

3 meses atrás 120

Oito aditivos que dão um sabor fumado a muitos alimentos que encontramos no supermercado, principalmente batatas fritas, vão ser proibidos na União Europeia. 

Esta medida foi aprovada pelos 27 Estados-membros da União Europeia há dois meses para proteger a saúde dos cidadãos, uma vez que estas substâncias têm um elevado risco de causar danos no material genético.

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) foi responsável pela elaboração do parecer que anuncia este dano. "A genotoxicidade é a capacidade de uma substância química danificar o material genético das células. As alterações ou mutações na informação genética contida numa célula podem aumentar o risco de desenvolver doenças como o cancro e doenças hereditárias", afirma Wim Mennes, presidente do grupo de trabalho da EFSA. "Para este tipo de toxicidade, não é possível definir um nível de segurança.

O regulamento formalmente adotado pela Comissão entrará em vigor no final da primavera. Na realidade, porém, foram estabelecidos diferentes períodos de eliminação progressiva para dar aos produtores e operadores tempo para se adaptarem às novas regras.

Que alimentos são afetados?

Estes aditivos são utilizados para substituir o fumo tradicional em produtos como presuntos, peru fumado, salsichas, bacon, peixes como o salmão, o arenque ou a truta fumada e queijos, como o cheddar fumado.

Nestes casos, prevê-se que a retirada seja progressivamente feita nos próximos cinco anos. No entanto, há outros produtos que terão de ser retirados mais cedo. Concretamente, dentro de dois anos, estes aditivos, utilizados para realçar o sabor, serão gradualmente eliminados de sopas, de batatas fritas, por exemplo, com sabores de churrasco, molhos, bebidas, gelados e produtos de confeitaria.

Quais são os aditivos proibidos?

Zesti Smoke Código 10 (SF-002) Fumokomp (SF-009) SmoKEz C-10 (SF-005) Concentrado de fumo 809045 (SF-003) ProFagus Smoke R709 (SF-008) ProFagus Smoke R714 (SF-001) SmokEz Enviro-23 (SF-006) Scansmoke SEF7525 (SF-004)

De alertar ainda que estes aditivos não estão especificamente descritos nos rótulos do produto, pelo que se procurar, apenas detetará "intensificadores de sabor". 

Assim sendo, é difícil perceber, para já, quais os produtos que serão afetados.

Leia Também: Chefs Alexandre Silva e André Cruz promovem comida portuguesa nos EUA

Ler artigo completo