Alta Velocidade. Aprovados 800 milhões de euros para a fase 1 da linha Porto-Lisboa

2 meses atrás 60

17 jul, 2024 - 14:20 • Miguel Marques Ribeiro

Esste anúncio coincide com a autorização para o arranque dos procedimentos concursais do segundo troço da Linha de Alta velocidade, cujo investimento deverá ascender a 1 600 milhões de euros.

O cofinanciamento para a Fase 1 do Projeto da Linha de Alta Velocidade (LAV) Porto-Lisboa foi aprovada esta quarta-feira pela União Europeia, correspondendo a uma comparticipação de 813M€.

Em comunicado, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, afirma que o apoio agora concedido “vem confirmar que a estratégia que está a ser prosseguida é a mais correta nas suas múltiplas dimensões”. O objetivo é conseguir a aprovação da União Europeia para as próximas fases do projeto.

“O Governo irá continuar a trabalhar de forma próxima com a União Europeia para garantir que o apoio financeiro para as restantes fases do projeto de Alta Velocidade, nomeadamente na ligação entre Lisboa e Madrid”, refere o governante.

O comunicado acrescenta ainda que o anúncio coincide com a autorização para o arranque dos procedimentos concursais do segundo troço da Linha de Alta velocidade, correspondente a Oiã-Soure, após aprovação em reunião de Conselho de Ministros. Os valores, nesta segunda etapa, correspondem a investimento máximo de 1 604 296 194,12€.

Ler artigo completo