Aluno de 16 anos morre de meningite em Odivelas

3 meses atrás 98

24 mai, 2024 - 18:28 • Fátima Casanova , Diogo Camilo

Todos os estudantes e professores com contacto próximo fizeram tratamento profilático.

Um aluno de 16 anos de uma escola de Odivelas, no distrito de Lisboa, morreu vítima de meningite bacteriana, de forma fulminante.

A notícia foi confirmada à Renascença pelo diretor do agrupamento a que pertence a Escola Secundária de Caneças, Fernando Costa.

“Sentiu-se mal, foi ao hospital e infelizmente faleceu. Soubemos mais tarde, não foi logo no primeiro contacto”, indicou, revelando que o caso levantou preocupação entre os alunos e que os colegas que tiveram contacto mais próximo com o estudante já se encontram a fazer tratamento profilático.

“Esses alunos tomaram todos a medicação profilática, os professores também”, confirmou, indicando que o delegado de saúde da escola disponibilizou-se para fazer uma atualização da informação aos pais e o sentido preventivo do tratamento.

A meningite bacteriana é a forma mais grave e letal de meningite, sendo transmissível através de “do contacto direto com gotículas e secreções nasais favorecidas pela tosse, espirros, beijos e pela proximidade física a outros doentes com a infeção”, refere o site da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A doença é caracterizada pela inflamação das meninges, as membranas que protegem o cérebro e a medula espinal, com os sintomas a serem febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vómitos e confusão mental, além de um estado de cansaço extremo.

Destaques V+

Ler artigo completo