Amarante regista percurso invencível: «Estamos a viver um conto de fadas»

8 meses atrás 64

«Temos um objetivo e um sonho: subir»

Sporting, AVS, Felgueiras, Académica, Camacha, FC Alverca B, Moncarapachense Amarante FC. Entre todos os líderes dos principais quatro escalões do futebol nacional - incluindo a respetivas séries -, apenas um é líder sem qualquer derrota: Amarante FC.

Com 10 vitórias e quatro empates em 14 jornadas, o emblema da AF Porto ainda não perdeu na Série B do Campeonato de Portugal e regista a melhor defesa (cinco golos sofridos) e o melhor ataque - a par do Vitória SC B (22 golos marcados) - da série.

Estatísticas que suscitam curiosidade e ratificam o poderio do emblema de Amarante no quarto escalão, sendo que, importa recordar, na época transata «estiveram a minutos» de garantir a subida à Liga 3 e o sonho do Jamor.

Tendo isto em conta, o zerozero falou com os líderes do Amarante FC - o técnico, Renato Coimbra, e o capitão de equipa, Diogo Vila -, para uma conversa sobre o percurso «de sonho» e os objetivos até ao final da época do líder da Série B do Campeonato de Portugal.

«Parece um sonho»

Amarante FC esteve empatado a uma bola contra o Gil até ao minuto 88 @Rogério Ferreira / Kapta+

Com apenas uma derrota em 23-24 - em jogo a contar para a Taça de Portugal, diante do Gil Vicente -, Renato Coimbra - técnico natural de Amarante - não escondeu a felicidade pelo trajeto quase perfeito e admitiu estar a superar expectativas.

«Estou muito orgulhoso e satisfeito com o percurso da equipa, quer no campeonato, quer na Taça de Portugal», começou por dizer ao nosso portal.

Renato Coimbra
2023/2024

18 Jogos
13 Vitórias
4 Empates
1 Derrotas

28 Golos
8 Golos sofridos

ver mais �

«Nós desfrutámos da Taça: foi uma festa, com um mediatismo diferente, pelo que, a envolvência do jogo é completamente diferente. Nós perdemos contra o Gil Vicente, contudo, no final do jogo, senti uma tristeza na equipa como se tivéssemos a obrigação de ganhar», prosseguiu o treinador de 47 anos.

Diogo Vila - capitão de equipa -, por outro lado, realçou a crença da equipa e deixou elogios ao apoio dos adeptos que fizeram a viagem até Barcelos.

«Nós acreditamos sempre... mas sabíamos as dificuldades que íamos encontrar porque era uma equipa da Primeira Liga», introduziu ao zerozero o central de 33 anos que atuou os 90 minutos contra o clube minhoto.

«A cidade acompanha sempre o clube e adora o Amarante. Ainda para mais na Taça de Portugal. De certa forma já estava à espera que tivéssemos lá muito apoio, mas quando entramos para dentro de campo... [pausa] acho que a emoção e o sentimento de ver as pessoas a apoiar por nós é algo distinto... não há palavras para descrever», sublinhou.

[N.d.r: Amarante FC teve muito apoio em Barcelos, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, e o zerozero captou os momentos de apoio à equipa]

«No campeonato, de facto, parece que estamos a viver um conto de fadas. Parece um sonho. Mas é o reconhecimento do trabalho de que temos feito.» 

Descreveu Renato Coimbra quando questionado sobre o desempenho da equipa - ainda sem qualquer derrota na Série B do Campeonato de Portugal - ao longo deste arranque de época.

«Fomos ganhando jogos, motivação e temos conseguido dar continuidade ao que fizemos na época passada. Isto é algo difícil de explicar, mas tem sido o trabalho e a confiança da equipa a crescer. Estes resultados devem, acima de tudo, à humildade deste grupo - são todos muito humildes, trabalhadores, ambiciosos e muito disponíveis: eles só querem ganhar», explicou.

Diogo Vila, por sua vez, define a chave do sucesso «incrível» do emblema de Amarante em quatro palavras: «humildade, união, ambição e respeito».

«Temos muitos jovens com qualidade que vão conseguir chegar a patamares superiores. Nós trabalhámos mesmo muito enquanto equipa. Com a chegada do mister [n.d.r: Renato Coimbra] foi algo que eu senti imediatamente: ele exige muito de nós e é muito ambicioso. Esta época, cada treino parece um jogo», apontou o central.

«Nunca podemos pensar que está tudo feito»

Amarante FC registou, até ao momento, 28 golos no Campeonato de Portugal, esta temporada @Amarante FC

Renato Coimbra aterrou em Amarante no dia 22 de maio de 2022 e, desde então, registou 28 vitórias em 51 jogos. Dessas 28, 13 foram alcançadas desde agosto de 2023. Porquê? O técnico do Amarante admitiu a importância dos reforços, mas alertou que «o mais difícil é o que aí vem».

«Na época passada, quando cheguei ao Amarante, não tinha relação com nenhum jogador, apenas conhecia o plantel de os ver jogar. Esta temporada foi diferente: tive a possibilidade de escolher os jogadores com quem pretendíamos ficar e os reforços acabaram por ter mais a minha participação. Não era expectável que alguma equipa fosse conseguir fazer isto, dado ao equilíbrio entre todas as equipas da série.»

«Temos vivido estes resultados com muita alegria e satisfação, mas estamos sempre em alerta porque os adversários são bons e competentes. Nunca podemos pensar que está tudo feito ou pensar que as coisas a partir de agora vão ser fáceis. Pelo contrário... o mais difícil é o que aí vem», patenteou.

Por fim, em relação ao futuro do clube, Renato Coimbra afirmou ter «redefinido os objetivos» da temporada, ao passo que, Diogo Vila assumiu o objetivo de subir.

«Ainda falta muito campeonato. Temos um objetivo e um sonho: subir. Não podemos esconder isso, até porque na época passada tivemos a poucos minutos de subir. Essa mágoa ficou muito em nós, mas isso deu-nos ainda mais força e motivação para colocar este clube onde merece», concluiu o jogador natural de Amarante.

«Já redefinimos objetivos. Depois da manutenção ter sido assegurada, o objetivo passa por nos apurarmos para o play-off de subida à Liga 3, seja em primeiro ou segundo lugar», rematou o treinador.

Portugal

Diogo Vila

NomeAntero Diogo da Silva Ferreira

Nascimento/Idade1990-02-07(33 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

PosiçãoDefesa (Defesa Central)

Ler artigo completo