Amazon quer investir 12,4 mil milhões de euros em IA no Japão

8 meses atrás 64

A empresa deixou a garantia de que pretende desembolsar aquele valor até 2027, com o objetivo de fazer expandir a ‘cloud’. Aquela tecnologia disponibiliza um conjunto de ferramentas ligadas à Inteligência Artificial.

A Amazon Web Services (AWS), é o serviço de computação da gigante Amazon e a empresa-mãe pretende investir 2,26 biliões de ienes (12,4 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual), até 2027, na infraestrutura que tem no Japão, de forma a impulsionar as capacidades ligadas à Inteligência Artificial (IA).

De acordo com a informação dada a conhecer esta sexta-feira pela própria AWS, está em causa a intenção de fazer aumentar o espaço de memória disponível na cloud (nuvem, em português), que funciona como base para o desenvolvimento de ferramentas ligadas a Inteligência Artificial (IA).

Aquela estrutura da AWS disponibiliza serviços de IA a empresas e grupos com operações totalmente diversas, como é o caso do Asahi Group (grupo de bebidas), Marubeni (comércio de cereais e pasta de papel, entre outros) e da holding Nomura (detentora do maior banco de investimento do Japão).

A medida da AWS vai ao encontro do esforço que o governo japonês tem procurado fazer para atrair investimento na área da IA, em que se observa um rápido desenvolvimento. De resto, a própria Amazon investiu no Japão 1,51 biliões de ienes (9,4 mil milhões de euros) entre 2011 e 2022 naquele sector da economia japonesa.

O primeiro ministro daquele país, Fumio Kishida, esteve reunido em 2023 com os líderes de algumas das grandes potências do sector, como é o caso da OpenAI (fundadora do ChatGPT) e da Nvidia (referência na produção de chips semicondutores). Em cima da mesa estiveram os temas da regulação e infraestruturas com foco na IA.

Ler artigo completo