AMD compra finlandesa Silo AI por 665 milhões de dólares

1 semana atrás 40

A startup finlandesa Silo AI é especialista em desenvolver e treinar grandes modelos de linguagem (LLM na sigla em inglês) e despertou o interesse da gigante AMD que precisa de um reforço dessas capacidades para competir com a rival Nvidia. Com a aquisição de 665 milhões de dólares (o equivalente a 612 milhões de euros ao câmbio atual), a AMD pretende melhorar o desenvolvimento e lançamento dos seus modelos de Inteligência Artificial (IA) e ajudar potenciais clientes a construir os seus modelos IA complexos, tirando partido dos processadores da marca.

Vamsi Boppana, vice-presidente da AMD, afirma que a aquisição “desbloqueia um volume significativo de negócio”. A empresa não quis comentar quais as previsões concretas de novo negócio que espera vir a obter com a aquisição da startup finlandesa.

A Silo AI está focada em desenhar soluções de IA completas que ajudem os clientes a integrar tecnologia nos seus produtos e serviços e conta com Philips, Rolls-Royce e Unilever entre os utilizadores destas soluções.

A aquisição deve ficar concluída ainda este ano, com o CEO e cofundador da Silo AI a liderar a unidade como parte do AMD Artificial Intelligence Group. Recorde-se que a AMD comprou, no ano passado, a Mipsology e a Nod.ai e investiu mais de 125 milhões de dólares em 12 empresas de IA no último ano.

Ler artigo completo