AMD deve lançar os processadores ‘Kraken Point’ Zen 5 Mobile em 2025

3 semanas atrás 43

A AMD já está presente no mercado dos PC com capacidades de IA autónomas com os seus processadores para dispositivos móveis Zen 5, que têm o nome de código Strix Point. Estes chips são processadores móveis de alto desempenho com unidades de processamento neural (NPU) incorporadas para tarefas relacionadas com IA, pelo que são concebidos para computadores portáteis de gamas mais altas. A AMD declarou agora que planeia oferecer CPU Zen 5 para PCs com capacidades de IA mais acessíveis em 2025.

De acordo com o site alemão Computerbase, um vice-presidente da AMD afirmou na edição de 2024 da IFA que a empresa precisa de lançar CPU Zen 5 mais baratos para ganhar quota de mercado. Esses chips serão alegadamente denominados Kraken Point. Isto indica que, no próximo ano, a AMD está a planear lançar um CPU Zen 5 com oito núcleos e um NPU incorporado, permitindo aos seus parceiros oferecerem PC com IA mais acessíveis.

A AMD disponibiliza actualmente três CPU Zen 5 para dispositivos móveis: o Ryzen AI 9 HX 375 e 370 com 12 núcleos e o Ryzen AI 9 365 com 10 núcleos. O elevado número de núcleos oferecidos por estes chips e o seu custo colocam estes chips fora do alcance dos compradores médios de PC portáteis. Para que um computador consiga ter um custo menor e mesmo assim manter a denominação ‘Copilot+ PC’, que indica que consegue processar localmente tarefas de IA é necessário um CPU de oito núcleos ou menos, que foi o que a Intel acabou de lançar com os Lunar Lake.

Os novos chips da Intel utilizam uma configuração 4+4 de quatro P-cores e quatro E-cores, têm memória RAM incorporada e um NPU. A Qualcomm também anunciou recentemente na IFA um chip Snapdragon X Plus de oito núcleos para portáteis AI PC, pelo que a concorrência nesta categoria nascente será em breve muito feroz.

Nesta categoria de processadores, a AMD pode seguir o exemplo da Intel e dividir os oito núcleos de CPU do Kraken Point ao meio, oferecendo quatro núcleos Zen 5 e quatro núcleos Zen 5c, de acordo com o site TechPowerUp. Os núcleos Zen 5c são mais pequenos do que os núcleos Zen 5 normais, mas têm as mesmas instruções por ciclo de relógio (IPC) e são concebidos para serem mais eficientes. Isto faria do Kraken Point um concorrente directo dos chips da Intel e abriria o caminho para PC com IA baseados na arquitectura x86 para as massas ao longo de 2025.

Ler artigo completo