AMN e Porto de Lisboa testam "prontidão" no salvamento marítimo

6 meses atrás 58

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Administração do Porto de Lisboa (APL) realizaram, na quarta-feira, 6 de março, pelas 23h00, um exercício ao largo da Baía de Cascais para testar "prontidão" dos meios de socorro.

Foi simulada "a queda de um tripulante de embarcação de pilotos ao mar, tendo sido de imediato ativados os diversos meios de salvamento disponíveis na área do sinistro, nomeadamente as embarcações das Estações Salva-vidas (ESV) de Lisboa e Cascais e a lancha de pilotos de reserva da APL", lê-se em comunicado da AMN.

Com o objetivo de "testar a prontidão dos meios de salvamento marítimo na entrada do Porto de Lisboa", a "vítima" foi recolhida e transportada para Cascais, "onde recebeu tratamento diferenciado, e posteriormente encaminhada para o hospital".

A operação de resgate foi coordenada pelo Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa).

"Foi desenvolvido um plano de formação e treino com apoio do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) que visou dar a conhecer os conceitos e procedimentos a ter em conta no âmbito do salvamento e proporcionar a experiência no mar, com treinos cada vez mais exigentes para o indivíduo e para a equipa", escreve a AMN no comunicado.

Participaram no exercício elementos do MRCC Lisboa, do ISN, da Capitania do Porto de Lisboa e da Capitania do Porto de Cascais, do Departamento de Pilotagem, do Controlo de Tráfego Marítimo e Operações Marítimas da APL.

Foram apoiados por uma embarcação da ESV de Cascais, uma embarcação da ESV de Lisboa e duas embarcações da APL.

"A Autoridade Marítima Nacional (AMN), em colaboração e articulação com a Administração do Porto de Lisboa (APL), tem vindo a desenvolver um exigente programa de formação e treino das suas tripulações e dos pilotos da barra para fazer face a situações de emergência no mar e incrementar a sua segurança individual e coletiva", conclui-se na nota informativa.

Leia Também: Sintra prepara consulta pública do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

Ler artigo completo