Amorim a três pontos de ultrapassar registo de Jorge Jesus: «Dá-me prazer»

1 semana atrás 39

«Não tenho dúvidas que Matheus Nunes vai pagar Rúben Amorim»

Rúben Amorim fez o que parecia impossível e inviável. Depois de um período muito turbulento na história do clube - ataque a Alcochete, divisão entre adeptos, primeiros tempos de Varandas na presidência -, o atual treinador do Sporting foi uma aposta vincada (e arrojada) de Frederico Varandas e não tardou em dar frutos.

Rúben Amorim
Liga Portugal Betclic 2023/24

32 Jogos
27 Vitórias
3 Empates
2 Derrotas

92 Golos
29 Golos sofridos

ver mais �

Depois de estar próximo do Benfica, Amorim seguiu para o SC Braga - liderou a equipa principal durante 13 partidas - e, pouco tempo depois, começou a escrever história em Alvalade. Após seis vitórias nos primeiros 11 jogos ao serviço do Sporting, Amorim viveu uma hecatombe na Europa e, a partir daí, caminhou, de forma tranquila, para um título histórico.

19 anos depois, o leão voltou a ser rei e encerrou um período de domínio FC Porto - SL Benfica que, entre 2002 e 2019, foram os únicos clubes campeões em Portugal.

Com 85 pontos, o Sporting alcançou o trono e, três temporadas depois, voltou a erguer o troféu de campeão. Este troféu, não obstante, pode ter contornos ainda mais históricos.

«Dá-me algum prazer bater esse recorde»

Com 84 pontos, o Sporting 23-24 está perto de superar a melhor marca de sempre do clube - os 86 pontos de Jorge Jesus em 2015/2016. Amorim, após a vitória diante do Portimonense - e ainda antes ser consagrado campeão - assumiu o desejo de bater o recorde, sendo algo que dará «algum prazer» ao treinador.

«Fazemos as contas com o desenrolar da época, vamos tentando arranjar objetivos para irmos atrás de tudo. O recorde é do mister Jorge Jesus e é sempre bom bater o recorde de alguém que teve bastante influência no meu crescimento enquanto jogador. Dá-me algum prazer bater esse recorde», afirmou em conferência de imprensa.

Jorge Jesus
Sporting
Total

158 Jogos
99 Vitórias
26 Empates
33 Derrotas

302 Golos
146 Golos sofridos

ver mais �

Em 2015/2016, Jorge Jesus - no comando técnico dos leões - atingiu uma marca assinalável (86), mas, ainda assim, insuficiente para superar os 88 do Benfica de Rui Vitória. Uma época marcada pela derrota em casa diante do rival Benfica - o momento da viragem do Benfica na Liga - e pela «noite não» de Bryan Ruiz que desperdiçou de baliza aberta.

Agora, em 2024, o ex-pupilo de JJ no Benfica e Belenenses - foi o treinador com quem Amorim mais vezes jogou - está prestes a superar o mestre.

Rúben Amorim tem dois jogos pela frente no campeonato e necessita de três pontos para ultrapassar os 86 pontos, sendo que, apenas uma catástrofe poderá evitar o «título» de melhor pontuação de sempre do Sporting na Liga.

Um título simbólico que será mais um no currículo do treinador de 39 anos que já soma cinco troféus ao serviço do Sporting.

SPORTING

EMPATE

PORTIMONENSE

 Sporting CP x Portimonense SC

 Sporting CP x Portimonense SC

Ler artigo completo