Amorim sobre Gyokeres: «Não vai estar no seu máximo...»

1 mes atrás 51

Ainda sobre o jogo da Supertaça frente ao FC Porto, Rúben Amorim aproveitou para abordar a hipotética saída e a condição física de Viktor Gyokeres, a lesão de St.Juste e a possibilidade de Vladan Kovacevic não poder ir a jogo.

Saída de Gyokeres?: «Vou deixar essas coisas para o Hugo Viana. Sabemos os jogadores importantes que queremos manter, estamos a fazer esse esforço, e, até agora, está a funcionar. Vou-me focar mais no que posso controlar. Temos os nossos jogadores importantes referenciados, não os queremos vender. É um jogador especial fisicamente. Não vai estar no seu máximo, mas dá para aguentar o jogo. Agora, tem de construir os seus dados físicos com jogo. É mais um jogo para construir, e a verdade é que, nestas finais, a cabeça conta mais do que o físico.»

Lesão de St.Juste: «Também passei por muitas lesões. O importante para mim é ver que um jogador se cuida muito, treina muito bem, quer muito e fica muito desesperado quando volta a jogar. Isso é muito importante. Se o St. Juste estivesse a treinar devagarinho, se faltasse aos tratamentos, se não fizesse reforço muscular, se estivesse nas férias e não fizesse qualquer tipo de trabalho, aí, seria um problema para nós.

Agora, um jogador que faz tudo o que pode, que sofre sempre que tem uma lesão, que chega ao balneário e está desesperado... Enquanto quiser, vai ter a ajuda de toda a gente aqui. Acreditamos que, um dia, o St. Juste vai voltar, não vai ter lesões, nós vamos adequar um bocadinho a posição, ele vai-se gerir melhor... Na pré-época, após estar muito tempo parado, fez piques atrás de piques, e cabe-me gerir essa parte. Lesões a mais ou menos... Todos os jogadores passam por essas fases, e estaremos cá para o ajudar.»

Estratégia para terminar sem expulsões: «É precaver o tipo de faltas, que adversário estamos a defrontar, o que podemos evitar... O resto, não controlamos. É tentar acabar o jogo com 11 jogadores. Gosto da regra do capitão. Acho que vai custar... Assim que soube da regra, quase que mudei para o Nuno Santos, para não ser expulso. Estamos a evoluir no caminho certo. Vou tentar também cumprir essa regra e não refilar com o árbitro. Devagarinho, chegamos lá, mas concordo com a regra.»

Estabilidade na retaguarda: «Temos de mudar, mas também era essa a evolução que queríamos fazer. O Seba controlava muito bem, era muito inteligente e era forte no jogo aéreo. Todos os treinadores fazem essas adaptações tendo em conta as características dos jogadores. Vamos tentar aproveitar isso para trabalhar outras coisas. Estamos a tentar dar esse passo. Sofremos muitos golos no início, mas depois fomos quase a melhor defesa e tivemos vários jogos sem sofrer no fim. O importante é partirmos desse ponto e não darmos passos atrás.»

Kovacevic fora das opções?: «Não faço ideia. Dizem-me que está apto para jogar amanhã. Mas poderá ser o tal problema dos vistos... Não sei.»

Ler artigo completo