Anadia foi ao banco buscar a vitória à boleia de Maranhão

1 semana atrás 37

Num jogo que teve alguma falta de qualidade durante quase uma hora, foi o banco de suplentes do Anadia quem fez a diferença e completou uma reviravolta dramática nos últimos 10 minutos. Os forasteiros venceram na casa da desinspirada Sanjoanense por 1-2.

Do lado da Sanjoanense, o técnico Filipe Gonçalves procurou surpreender e colocou Vitinha, habitual lateral direito, na esquerda, e João Couto, habitual extremo, a lateral direito, jogando ambos de pé trocado. Contudo, a verdade é que cedo se percebeu que as equipas estavam bastante encaixadas taticamente. Ambas defendiam com linha de cinco - Anadia assumia esse sistema e na Sanjoanense o médio defensivo baixava - e ambas tinham ideias algo parecidas, tentando explorar as costas da defesa.

Isto tornou a larga maioria da 1ª parte previsível e, a certa altura, algo enfadonha, mas a verdade é que a estratégia da Sanjoanense acabou por surtir efeito. Aos 41', Vitinha recebeu pouco depois do meio campo, na esquerda, e colocou uma bola longa na área, onde André Liberal levou a melhor no corpo a corpo e atirou a contar para o 1-0. Um golo que não condizia com o nível baixo da 1ª parte.

Regressado do balneário, o Anadia voltou claramente mais intenso na troca de bola, com uma boa dinâmica pela esquerda, mas continuava a faltar ligação no último terço e a Sanjoanense ia aproveitando para baixar o ritmo a seu bom proveito. Só quando os dois treinadores começaram a ir ao banco de suplentes é que o jogo mudou, e de que maneira.

Aos 60', Maranhão, Erivaldo e Daniel Carvalho entraram para o Anadia e mudaram a velocidade da equipa, deixando a Sanjoanense desconfortável. Já perto do fim, aos 87', Daniel Carvalho teve um lance de génio e desmarcou Maranhão dentro da área, para este fazer o empate, mas não se ficou por aqui. 10 minutos depois, numa transição, quando o jogo estava completamente partido, Maranhão deu a machadada final e completou a reviravolta.

Ler artigo completo