Andebol: Argélia abandona torneio sub-17 em protesto contra Marrocos

5 meses atrás 72

A seleção argelina oficializou, esta quinta-feira, a desistência do Campeonato Árabe de Andebol Sub-17. Depois de não comparecerem na partida com Marrocos, a 23 de abril, os argelinos confirmaram a saída de prova, à terceira jornada.

Tudo porque os anfitriões – Marrocos – apresentaram um equipamento com o alegado mapa do país. Nesse design, entre o símbolo da federação e a marca do fabricante, é percetível a inclusão da parte do deserto do Saara que pertence à Argélia.

São resquícios da guerra entre 1975 e 1991, que nunca foi resolvida. Ainda que o cessar-fogo dure desde setembro de 1991, o referendo geográfico e de independência do território continua por assinar. Por isso, as tensões fronteiriças prevalecem.

Atualmente, Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Saara Ocidental, Sudão e Tunísia dividem o deserto do Saara.

A Argélia jogaria com a Tunísia esta quinta-feira, na quarta jornada da 6.ª edição da prova, que decorre até domingo em Marrocos.

🇲🇦🇩🇿 L’Algérie se retire officiellement de la 6e édition du championnat arabe de handball des jeunes, que le Maroc organise jusqu’au 30 avril.

Les Algériens s’étaient précédemment retirés de leur match contre le Maroc, le 23 avril, en raison du maillot floqué de la carte du… pic.twitter.com/NC7zKjbXbQ

— Le360 (@Le360fr) April 25, 2024
Ler artigo completo