ANDEBOL - BENFICA | Águia de orgulho ferido quer voltar a voar

3 semanas atrás 42

O Campeonato Placard Andebol 1 está de volta, agora para a versão 2024/2025. Depois de várias semanas de ausência, os adeptos portugueses vão poder observar de perto os jogadores e treinadores que tanto admiram. O zerozero, tal como é habitual, falou com todos os técnicos presentes nesta competição.

O Benfica vive uma altura de reconsolidação. Depois de uma temporada bastante complicada devido a inúmeras lesões em quase todas as posições (e saídas importantes a meio da época), os encarnados procuram a tranquilidade que tanto desejam para conseguir conquistar títulos, os primeiros (caso se verificasse) sob o comando técnico de Jota González, que vai partir para o segundo ano consecutivo.

qMercado de transferências de 2024/2025

O experiente treinador foi obrigado a recorrer ao mercado de transferências, uma vez que nomes como Ricardo Rocha (Águas Santas), Paulo Moreno (Chartes) ou Nikola Zoric (Partizan) acabaram por abandonar o clube. Nesse sentido, as águias deram as boas-vindas a Kristof Palasics (emprestado pelo Veszprém), Egon Hanusz (ex-TVB Stuttgart) e Fábio Silva (ex-Artística de Avanca).

A primeira amostra do Benfica acabou por repartir-se em duas fases, uma vez que conseguiram triunfar diante do FC Porto nas meias-finais da Supertaça Kempa. Um dia findado, porém, perderam contra o Sporting por 16 golos de diferença (37-21), algo que gerou algumas críticas no universo encarnado, «obrigando» Jota González a pedir desculpa aos adeptos.

Em entrevista ao zerozero, o técnico espanhol explicou quais os objetivos a atingir nesta temporada, realçou a importância de ter mantido a base, abordou o trabalho com a juventude do clube e reconheceu que passou por «momentos complicados» devido aos infortúnios que foram sofrendo 2023/2024.

«A nossa meta passa por aproximar-nos dos rivais»

Pré-época: «Penso que existiram três aspetos importantes relacionados com este período de preparação. Quisemos, numa primeira instância, que os jogadores estivessem em boa forma física, de modo a aguentarem os jogos do Campeonato Placard Andebol 1 e de todas as competições em que estamos inseridos. Para além disso, tivemos o cuidado de trabalhar alguns aspetos táticos para conseguirem estar cada vez mais familiarizados uns com outros e, nesse sentido, serem capazes de trabalhar enquanto equipa.

Jovens? Isso depende das situações e não da idade. O mais importante é ter jogadores comprometidos e com ganas, com vontade de trabalhar ao máximo. Acaba por ser diferente em cada caso. Penso que uma das características que me é inerente enquanto treinador passa pelo trabalho com os jovens. E estou a tentar continuar a fazê-lo aqui no Benfica. Por vezes, as circunstâncias obrigam a isto. Penso que é sempre importante observar os jogadores da formação, até para que estejam motivados para chegar à primeira equipa.»

Benfica não conseguiu ultrapassar o Sporting na Supertaça @Benfica

Plantel: «A maioria dos atletas já tinha contrato com o clube, portanto, fizemos poucas mudanças relativamente ao desenho idealizado. Isso acaba por ajudar no sentido de assimilar pequenos detalhes, pois já conhecem a minha maneira de trabalhar e sabem quem são os companheiros de equipa. Por outro lado, tivemos de integrar um central muito mais tarde devido à participação nos Jogos Olímpicos. No geral, é sempre positivo ter estado com estes atletas no ano passado, embora seja necessário efetuar mudanças de uma temporada para a outra. Tivemos algumas saídas, é verdade, mas um treinador tem de adaptar-se às circunstâncias que encontra em cada clube.»

Desafios: «Tive de me adaptar a muitas coisas novas, a um novo clube, a uma nova forma de trabalhar. Passámos por momentos complicados, sofremos muitas lesões, mas agora já conheço melhor o clube e o campeonato português. Sei como funcionam as coisas e julgo que isso me pode ajudar a ultrapassar determinadas dificuldades para o que vem aí.»

Campeonato: «Todas as equipas tentam melhorar de ano para ano. O Sporting manteve um bloco importante de jogadores, um cenário que os ajudou a ter bastante êxito no último ano. Para além disso, fizeram contratações cirúrgicas e aumentaram a qualidade que têm ao dispor. O FC Porto, por sua vez, também continuou com a mesma base que os levou ao sucesso no passado. Têm poucas caras novas, no entanto, recorreram ao mercado de transferências para recrutar jogadores importantes. Partilho da opinião de que, tal como é natural, todos os emblemas deste Campeonato Placard Andebol 1 procuraram aumentar de qualidade para conseguirem fazer uma boa competição.»

Objetivos: «Em 2023/2024 ficamos muito longe do nível atingido, portanto, a nossa meta passa por aproximar-nos dos dois principais rivais. Queremos tentar disputar todas as provas em que estivermos inseridos. Não será uma tarefa fácil, mas há que continuar a trabalhar para conseguirmos atingir esse objetivo. Tal como já referi anteriormente, a equipa não sofreu muitas mudanças (com entradas e saídas), portanto, estamos satisfeitos nesse sentido. Esperemos que as lesões não nos prejudiquem como na temporada transata.»

Plantel Benfica 2024/2025

Treinador: Jota González

Ler artigo completo