ANDEBOL | Final Four da Taça de Portugal disputa-se este fim-de-semana

4 meses atrás 152

2023/2024 chega ao fim no Pavilhão Multiusos de Viseu. Belenenses, Sporting, FC Porto e Póvoa AC, as equipas qualificadas para a Final Four da Taça de Portugal, querem fechar a temporada da melhor forma possível, ou seja, com a conquista do troféu. Em 2022/2023, na Madeira, foi o Sporting a levar a melhor, mas diante do Marítimo. Quem contará com a mesma sorte?

Serão dois dias de andebol ao mais alto nível. O sábado começa com um duelo entre dois conjuntos que viajaram do Sul. Luís Cruz, que está a cumprir os últimos dias com a camisola do azul do Restelo, pois já assinou pelo Saran HB, de França, elevou os jogadores para outro patamar, atingindo os objetivos propostos de forma relativamente tranquila. Seria a cereja no topo do bolo.

Laeso vai cumprir o(s) último(s) jogo(s) com a camisola portista @Federação de Andebol de Portugal

Ora, quem aproveitou «para comer bolo» recentemente foram os leões, que se sagraram campeões nacionais, depois da vitória diante do FC Porto. Os comandados de Ricardo Costa confirmaram uma tendência que se verificou desde o início do campeonato, onde demonstraram argumentos suficientes para serem considerados a equipa em melhor forma. Fica o sabor amargo da eliminação da EHF European League, porém, podem fechar a época com outro troféu, algo que já não acontece desde 2016/217, na altura com Hugo CanelaZupo Equisoain.

Poucas horas depois, é a vez do embate entre FC Porto e Póvoa AC. Tal como referido anteriormente, os dragões deslocam-se até Viseu com o «orgulho ferido», pois ainda não conquistaram nenhum troféu nesta temporada. A última vez que esse cenário se verificou remonta para 2017/2018, sendo que, desde aí, arrecadaram sempre, pelo menos, um desfecho positivo.

Para tal, precisam de ultrapassar um Póvoa AC que escapou ao último grupo do Campeonato Placard Andebol 1, fruto da boa imagem deixada na reta final da época. Os pupilos de Tiago Cunha, que nunca conquistaram uma Taça de Portugal, pretendem inserir o nome na história da prova e chegar à final da competição. Quatro equipas, apenas um vencedor - que será conhecido no domingo, às 17h30. 

Protagonistas em discurso direto

Luís Cruz (Belenenses): «Vamos defrontar a melhor equipa em Portugal na atualidade. Estamos cientes das dificuldades e da diferença que existe entre as equipas, mas enquanto nos for permitido sonhar, é isso que iremos fazer. A nossa equipa tem crescido e evoluído substancialmente ao longo da época, tanto a nível técnico-tático, como em termos de carácter. Independentemente de tudo, os meus jogadores têm que estar muito satisfeitos e orgulhosos do percurso que têm feito. São uns verdadeiros lutadores, resilientes e com muita vontade de crescer e jogar grandes jogos»

Ricardo Costa (Sporting): «Vai ser, certamente, um jogo difícil no qual o Belenenses, que fez uma fase final forte no campeonato, que tem um bom treinador e jogadores experientes, não tem nada a perder a jogar contra o Sporting numa semana atípica para nós, com muitos festejos. Por isso, precisamos de estar concentrados se queremos ganhar e conquistar a Taça de Portugal pela terceira vez consecutiva. Eles vão tentar contrariar o favoritismo do Sporting»

Rui Silva (FC Porto): «No início da época comprometemo-nos a lutar por todas as competições e temos muita vontade de os ganhar. Não conseguimos ganhar os dois troféus em disputa até agora, o que é duro, por isso chegamos a esta Final Four com muita fome de títulos e somos uma equipa recheada de jogadores que têm lutado por isso»

Tiago Cunha (Póvoa AC): «Sabemos que o FC Porto é favorito a vencer qualquer competição em Portugal, mas queremos contrariar essa superioridade. Trabalhámos bem durante a semana, estamos focados e com muita ambição de garantir presença na Final de domingo. Vamos ter grandes dificuldades pela frente, uma defesa do FC Porto extremamente forte, um bloco central com muita envergadura. Não podemos cometer falhas técnicas, não podemos forçar remates aos 9 metros na zona central, teremos que ter muita disciplina tática, procurar as melhores situações de finalização para não darmos bolas fáceis ao FC Porto, porque eles aproveitam cada oportunidade dessas para fazer golo na transição.»

Ler artigo completo