ANDEBOL | Final Four da Taça de Portugal Feminina disputa-se hoje

4 meses atrás 101

Santo Tirso vai acolher os últimos cartuchos relativamente à temporada 2023/2024 versão feminina. Colégio de Gaia, Benfica, Almeida Garrett e Madeira SAD são as equipas qualificadas para esta fase da Taça de Portugal e querem despedir-se deste ano desportivo da melhor forma: com a conquista da competição, pois claro.

O sábado começa cedo, bem cedo, às 11h30. Os primeiros conjuntos a entrar em ação são o Colégio de Gaia e o Benfica, num duelo entre equipas que conseguiram o passaporte europeu para participar nas provas europeias de 2024/2025. A primeira contou com uma trajetória ascendente e terminou a I Divisão Feminina no pódio da mesma, fruto de um triunfo em casa da AA S. Pedro do Sul.

Ora, no topo desse mesmo pódio, aparece o Benfica. As encarnadas chegaram ao tricampeonato e atravessam um excelente momento de forma, pois não conhecem o sabor da derrota há nove jogos consecutivos (oito triunfos e um empate). Para alcançar o pleno de troféus a nível nacional, depois da conquista da Supertaça e da Taça FAP, as comandadas de João Alexandre Florêncio precisam de ultrapassar uma difícil tarefa...

Umas horas findadas, mas às 13h30, Almeida Garrett e Madeira SAD medem forças para tentarem ser o segundo finalista. A turma de Luís Santos, que surpreendeu tudo e todos com o decorrer do ano, fez o pleno em termos de fases finais e a Taça de Portugal não foi exceção.

O Madeira SAD, por sua vez, tem sido a equipa derrotada nos jogos decisivos. Ficaram em segundo lugar no campeonato, assim como na Supertaça. António Florido, que está a cumprir os últimos dias com o símbolo insular ao peito, quer reverter a mais recente tendência ao conquistar a Taça de Portugal. Está tudo pronto? Vamos a isso.

Protagonistas em discurso direito

Catarina Ferreira (Colégio de Gaia): «Os jogos da Taça de Portugal têm sempre uma motivação diferente e, apesar de defrontarmos o atual Campeão Nacional, entramos para esta Meia Final com um único pensamento: a vitória! Temos consciência do poderio e da boa forma em que o Benfica se encontra, mas queremos contrariar o seu favoritismo e alcançar, novamente, a Final da Taça de Portugal.»

Ana Silva (Benfica): «O Colégio de Gaia fez um Campeonato abaixo do nível e, agora, na reta final terminou em crescendo, tendo conseguido o terceiro lugar do Campeonato 1.ª Divisão Feminina. Nunca encaramos nenhum embate como fácil, todos os jogos dão trabalho, e esse será mais um que nós entraremos para vencer e respeitando o adversário, obviamente. Não é uma partida do campeonato, é o ‘mata-mata’ como costumámos dizer e, juntando a esta fase crescente que elas tiveram no final da época, creio que poderá ser um jogo diferente.»

Luís Santos (Almeida Garrett): «Chegar a esta Meia Final é o momento de consagração da nossa época desportiva. Sabemos que o adversário é um candidato à conquista deste troféu, e não tendo conseguido ser campeão nacional irá naturalmente apostar tudo para ganhar a Taça de Portugal. Quanto a nós, queremos muito que o sonho de estar na final se possa materializar numa excelente exibição, contribuindo para dignificar o andebol feminino num jogo que será visto certamente por muita gente que ama o andebol, uma vez que terá transmissão televisiva.»

António Florido (Madeira SAD): «O encontro deste sábado será um duelo com carácter diferente dos restantes que tivemos até agora. Chegar à Final Four da Taça de Portugal foi um dos objetivos traçados por nós no início da época e que sabemos que todas as equipas gostavam de alcançar. Agora que estamos aqui, queremos chegar à Final. Prevemos um jogo difícil, com algum carácter emocional especial. Sabemos que o CJ Almeida Garrett é uma equipa jovem, que nunca desiste, bem organizada defensivamente e ofensivamente, mas estamos certos e confiantes no trabalho que temos desenvolvido.»

Ler artigo completo