ANDEBOL | O que Portugal tem de fazer para ir aos Jogos Olímpicos?

8 meses atrás 91

Terminada a primeira fase de grupos do EHF Euro 2024, é tempo de começar a fazer cenários com Paris na cabeça. Esses cenários já podiam ser colocados em cima da mesa aquando do início da fase final, mas agora, com os 12 definidos para a Main Round, o caminho ganha outra clareza.

Vamos diretos ao assunto: Portugal tem de ficar à frente, no EHF Euro 2024, de, pelo menos, duas destas seleções para ir ao Torneio Pré-Olímpico, em março: Croácia, Áustria, Islândia, Eslovénia e Países Baixos. Isto porque há já duas equipas presentes na Main Round qualificadas para os Jogos Olímpicos e outras cinco para o Pré-Olímpico.

França e Dinamarca já têm os passaportes para Paris assegurados por serem, respetivamente, organizadora e campeã do mundo. Para o Pré-Olímpico já estão qualificados Espanha (eliminada na fase de grupos), Hungria, Suécia, Alemanha e Noruega, todas via Mundial 2023. Para seleções europeias "sobram" , então, três vagas via EHF Euro 2024.

Passamos a explicar: o campeão europeu de 2024 tem apuramento direto para os Jogos Olímpicos. Se essa equipa for França ou Dinamarca, já qualificados para os Jogos Olímpicos, a vaga passa para a equipa melhor classificada no Euro que ainda não tenha qualificação direta para os Jogos Olímpicos assegurada.

Para além dessa vaga (a única direta), há mais duas, ambas para o Torneio Pré-Olímpico. E para aí já não entram nas contas França, Dinamarca, Hungria, Suécia, Alemanha e Noruega, seis seleções que marcam presença nesta Main Round.

Quer isto dizer que, das 12 equipas presentes na Main Round, Portugal só tem de se "preocupar" com as cinco restantes: Croácia, Áustria, Islândia, Eslovénia e Países Baixos. Se nessa classificação à parte, Portugal ficar num dos dois (ou três) primeiros lugares tem o passaporte para o Torneio Pré-Olímpico assegurado.

Explicamos agora o (ou três): se as equipas com passaporte assegurado para o pré-olímpico, Hungria, Suécia, Alemanha e Noruega, vencerem o Europeu vão diretos aos Jogos Olímpicos e deixam a sua vaga no Pré-Olímpico em aberto.

Em termos práticos, no pior dos cenários, Portugal pode ficar em quarto no Europeu e não ir, sequer, ao Pré-Olímpico; por outro lado, no melhor dos cenários (excluindo um título europeu que daria, desde logo, o passaporte para Paris), Portugal pode ser décimo e ir ao Pré-Olímpico. Tudo o que seja abaixo disso... acaba com o sonho de Paris 2024.

Ler artigo completo