ANDEBOL | Se não é decisivo, anda lá perto...

1 semana atrás 23

O título é elucidativo o suficiente: se não é decisivo, anda lá perto. Muito perto. Falamos do duelo entre FC Porto e Sporting, os dois primeiros classificados da Fase Final do Campeonato Placard Andebol 1 e que assumem, portanto, o estatuto de conjuntos melhor posicionados para chegar ao título de campeão nacional no final da temporada.

Depois do duelo a meio da semana diante do Rhein-Neckar Lowen, nos quartos-de-final da EHF European League, os leões voltam a viajar para o Norte do país e tentam dar um passo decisivo para o troféu. Com uma vantagem de quatro pontos relativamente ao seu adversário, os comandados de Ricardo Costa viram a sequência vitoriosa ser interrompida, mas continuam com a moral em alta nas competições internas, pois ainda não sabem o que é perder em 2023/2024.

Sporting tem sido melhor contra o FC Porto @FPA

O histórico recente de confrontos entre os dois emblemas dá ainda mais força ao Sporting. Nos últimos quatro jogos (nas meias-finais da Taça de Portugal 2022/2023, na jornada 11 do Campeonato, nas meias-finais da Supertaça e na jornada 22 do Campeonato), os leões levaram sempre a melhor, sendo que as partidas foram (quase) sempre decididas por detalhes - três dos quatros encontros acabaram com uma diferença de um golo.

De olho no clássico

Ora, quem vai aproveitar para ganhar terreno relativamente aos dois primeiros lugares é o Benfica ou ABC, as restantes equipas da Fase Final A. Os encarnados encontram-se numa das piores fases da época a nível de resultados, uma vez que somam três derrotas consecutivas e logo contra dois rivais: FC Porto (x2) e Sporting.

A turma de Jota González continua a lidar com várias lesões em diferentes posições e não conseguiu, sequer, dar luta ao Sporting na última jornada do campeonato. Para tentar reverter esta sequência, defrontam outro dos conjuntos que ainda não sabe o que é vencer na Fase Final - dois jogos, duas derrotas.

Falamos do ABC, que também quer regressar um trajeto positivo. Não vencem desde 25 de fevereiro, na altura diante do FC Porto. Os pupilos de Filipe Magalhães já atingiram o principal objetivo da época, a qualificação para a próxima edição da EHF European League, e tudo o que vier acaba por ser um bónus...

Protagonistas em discurso direto

Daymaro Salina (FC Porto): «Estamos a preparar-nos bem, a estudar os últimos jogos deles, a corrigir os nossos erros e estamos prontos para esta batalha. É muito difícil ver os pontos fracos da equipa do Sporting, têm feito uma época muito boa, ainda não tiveram derrotas no campeonato e no sábado pode ser a primeira. Nos últimos encontros, estivemos bem, a equipa está motivada e confiante de que vai ganhar.»

Ricardo Costa (Sporting): «Em Portugal, é muito difícil ganhar o Campeonato, são precisas muitas vitórias, mas essas vitórias pertencem ao passado e nós temos de nos focar no jogo que está à nossa frente. O nosso objetivo é conquistar mais três pontos, mais nada… o que está para trás, está para trás, mal feito ou bem feito. Temos uma grande oportunidade sábado, num grande jogo, de conquistar mais três pontos e é isso que vamos fazer.»

Miguel Sánchez-Migallón (Benfica): «Vai ser um duelo bastante complicado. Temos que voltar a fazer tudo o que fizemos bem para ganharmos estes jogos e corrigir os erros que cometemos. Todas as partidas que faltam disputar são importantes e vamos tentar fazer o nosso melhor.»

Portugal

Daymaro Salina

NomeDaymaro Amador Salina

Nascimento/Idade1987-09-01(36 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

Dupla Nacionalidade

Cuba

Cuba

PosiçãoPivô

EHF Champions League 23/24| FC Porto x Veszprém (Fase de Grupos)

EHF Champions League 23/24| FC Porto x Montpellier HB (Fase de Grupos)

Ler artigo completo