ANDEBOL| Supertaça disputa-se este fim-de-semana, em Santo Tirso

5 meses atrás 61

Depois da Supertaça Ibérica em setembro, onde o Barcelona levou a melhor sobre o FC Porto na final por 44-38, é a vez da Supertaça Portuguesa ser disputada em Santo Tirso, o palco para os três encontros do fim-de-semana, que vão determinar o vencedor de 2023.

Marítimo, Benfica, Sporting e FC Porto serão as quatro equipas em prova, sendo que apenas duas estarão na final, que no ano passado sorriu ao Benfica, depois da turma encarnada levar a melhor sobre os leões, na sequência de dois prolongamentos no Pavilhão Municipal Carlos Pinhão, em Serpa.

Benfica e Marítimo são os primeiros dois conjuntos a entrar em ação, às 15h00, sendo que Sporting e FC Porto terminam as meias-finais, mas às 17h30. As águias têm lidado com algumas lesões, mas conseguiram levar a melhor na 11ª jornada do campeonato, na altura por 44-28.

Leões e dragões, por outro lado, também já se enfrentaram em 2023/2024, com os verdes e brancos a saírem do Dragão Arena com uma vitória por um golo, após 60 minutos emocionantes e que culminaram com emoção até ao último apito do árbitro. Agora, vão escrever o segundo capítulo da história.

Protagonistas em discurso direto

Jota González (treinador do Benfica): «Estamos a melhorar, pouco a pouco, e isso nota-se na nossa forma de jogar, em especial nos centrais e nos laterais. A equipa vai ficando mais solta, mas temos de recuperar o nosso nível defensivo. Se o conseguirmos, vamos disputar a vitória da competição, mas para já só pensamos na primeira partida, que dará acesso à final.»

Paulo Fidalgo (treinador do Marítimo): «A nossa presença enobrece bastante a região, toda a comunidade do andebol da Madeira, todo o projecto do clube. Vamos com ilusões de sermos competitivos, sabemos das dificuldades, sabemos que estamos entre grandes clubes, e obviamente também queremos deixar se possível mais um marco, acrescentando algo na história. Se conseguirmos ser competentes, lutaremos para sermos felizes e tentaremos chegar à final que será um marco extraordinário.»

Salvador Salvador (jogador do Sporting): «As vitórias trazem confiança como é óbvio, mas estamos num fim de semana que não tem nada a ver com o Campeonato, é um jogo, pelo menos, dois para quem ganhar, que são completamente diferentes, quem ganhar passa. Estamos numa competição que é bastante complicada de jogar. Nós para já metemos de parte o jogo do Campeonato, óbvio que aprendemos com o jogo no Dragão e tentamos evoluir.»

Daymaro Salina (jogador do FC Porto): «O jogo para o Campeonato Placard Andebol 1 não correu como nós queríamos, sofremos a primeira derrota mas cada jogo tem a sua história. Amanhã é mais um clássico e é um troféu que queremos alcançar, já aprendemos com os erros que cometemos no jogo do Campeonato e penso que estamos preparados para os enfrentar amanhã.»

Portugal

Daymaro Salina

NomeDaymaro Amador Salina

Nascimento/Idade1987-09-01(36 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

Dupla Nacionalidade

Cuba

Cuba

PosiçãoPivô

EHF Champions League 23/24| FC Porto x Montpellier HB (Fase de Grupos)

Andebol 1 23/24| FC Porto x Benfica (J7)

Ler artigo completo