ANDEBOL | Supertaça Kempa disputa-se este fim-de-semana

1 mes atrás 35

Depois de várias semanas de ausência, o andebol ao mais alto nível está de regresso e logo com um troféu em disputa! A Supertaça Kempa, disputada nos dias 24 e 25 de agosto, na Póvoa de Varzim, irá contar com a presença de quatro equipas que vão querer começar a época com o pé direito: Sporting (atual detentor da prova), ABC, FC Porto e Benfica.

O primeiro embate colocará frente a frente os dois primeiros emblemas mencionados. Vamos por partes e comecemos com o campeão nacional. Os verdes e brancos terminaram 2023/2024 em grande plano, uma vez que carimbaram o triplete - Campeonato Placard Andebol 1, Supertaça e Taça de Portugal - e confirmaram as boas sensações que foram sendo vivenciadas durante o decorrer do ano.

A última Supertaça, disputada em dezembro de 2023, terminou com desfecho verde e branco @FPA

Quem também acabou por atravessar uma boa fase foi a turma minhota. Os comandados de Filipe Magalhães marcaram presença na Fase Final Grupo A e, consequentemente, arrecadaram a presença na qualificação para a EHF European League. Apesar de algumas saídas importantes, o ABC reforçou-se bem, sendo que a última cara chegou proveniente do FC Porto: André Sousa.

Por falar em FC Porto: os azuis e brancos também vão disputar um duelo, mas às 17h30, diante do Benfica. Este encontro acaba por marcar o regresso oficial de Magnus Andersson ao banco de suplentes dos dragões. O sueco esteve afastado dos holofotes durante um ano, porém, está de volta a casa que bem conhece, onde contou com bastante sucesso, pois foi sempre campeão e marcou uma era.

Do outro lado, temos uma equipa encarnada de orgulho ferido, depois de uma reta final de ano marcada por alguns resultados negativos e lesões em distintos jogadores. A cumprir o segundo ano com a camisola do Benfica, Jota González procura o primeiro troféu, mas, numa primeira instância, será necessário ultrapassar um adversário com sede de vitórias...

Protagonistas em discurso direto

Ricardo Costa (Sporting): «Sabemos que somos favoritos, mas respeitamos o ABC, que tem uma equipa composta por bons veteranos e jovens, como por exemplo três centrais que são muito talentosos e que, provavelmente, serão o futuro da selecção nacional. Por isso, temos de ter o máximo respeito por eles e pensar apenas na meia-final e não mais à frente. Se assim o fizermos, teremos a possibilidade de jogar a final.»

Filipe Magalhães (ABC): «Este jogo marca o início da época 2024/2025, numa competição em que o Sporting Clube de Portugal, atual campeão nacional e vencedor de todos os troféus nacionais na época transata, se apresenta, na minha opinião, como o mais forte candidato à vitória. Com um plantel recheado de grandes jogadores, superiormente orientado pelo Ricardo Costa, e mantendo a estrutura base da época anterior, o Sporting será, sem dúvida, um adversário muito difícil de bater.»

Rui Silva (FC Porto): «Temos sempre fome de ganhar e mesmo quem cá está há muito tempo sente sempre essa fome, essa vontade de ganhar muito. Representarmos o FC Porto traz-nos essa responsabilidade extra e o facto de estarmos num clube ganhador obriga-nos a conjugar essas duas situações e a estarmos prontos para tudo (...) Esperamos um Benfica muito parecido com o da época passada. O treinador manteve-se, a forma de jogar é a mesma, sabemos que é uma equipa forte e agressiva na defesa, que joga muito no pormenor.»

Jota González (Benfica): «Claro que eles [FC Porto] também viram as nossas partidas de pré-época e nós vimos os jogos deles. Sabemos que as pré-temporadas nem sempre transmitem a realidade, porque as equipas não demonstram toda a sua forma de jogar. Já conhecemos bastante bem este adversário da temporada passada, e nesta primeira partida, certamente, haverá surpresas por parte do FC Porto no seu jogo e na forma como serão orientados.»

Ler artigo completo