André Moreira e a transferência falhada para o Benfica: «Afetou-me mais do que tive noção na altura»

2 meses atrás 42

O '4 Cantos do Mundo' é um podcast do jornalista Diogo Matos ao qual o zerozero se uniu. O conceito é relativamente simples: entrevistas a jogadores/ex-jogadores portugueses que tenham passado por pelo menos quatro países no estrangeiro. Mais do que o lado desportivo, queremos conhecer a vertente social/cultural destas experiências. Assim, para além de poder contar com uma entrevista nova nos canais do podcast nos dias 10 e 26 de cada mês, a partir de agora pode também ler excertos das conversas no nosso portal.

Foi uma das 'novelas' do verão de 2017 e um daqueles casos que pode ser descrito como verdadeiramente inusitado. Depois de ter assinado pelo Atlético de Madrid em 2014, André Moreira MOF rumou ao Benfica com o objetivo de ter mais minutos de competição. O internacional jovem por Portugal chegou a trabalhar no Seixal, mas a transferência caiu e André Moreira acabou por rumar ao SC Braga. De forma inevitável, esta situação foi tema de conversa no '4 Cantos do Mundo'.

«Clubismos à parte, para um jogador que não passou por nenhum dos três grandes na formação, poder ter a possibilidade de ir para o Benfica - foi com o Benfica, mas podia dizer-te o FC Porto ou o Sporting - é algo ao qual é quase impossível dizer que não. Agora é fácil olhar para trás e ver o que aconteceu, hoje em dia faria as coisas como foram feitas? Não. As coisas estavam mais ou menos tratadas para eu ir para o Benfica, inclusive fiz lá duas semanas de pré-época e até tirei fotografias com o equipamento de treino. No entanto, não foi possível chegarmos a acordo por vários fatores relacionados com todas as partes: Atlético, Benfica, eu, Jorge Mendes, Luís Filipe Vieira... Não conseguimos solucionar os problemas e acabei por não ficar», começou por explicar o guarda-redes, que descreveu de seguida a mudança para Braga.

«Depois surgiu o SC Braga. Nessa altura estava na terceira semana de pré-época, só que o SC Braga começou mais cedo porque teve pré-eliminatórias da Liga Europa. Coloquei as coisas na balança: o Benfica tinha o Júlio César eu sabia que quem ficasse iria ser segunda opção, ainda que soubesse também que esse número dois iria fazer muitos jogos porque o Júlio César estava com algumas limitações físicas- aconteceu com o Bruno Varela. Em Braga a ideia seria ir para lá para jogar, ainda para mais iria estar perto de casa.  No entanto, a história lá foi diferente do que estava à espera por uma série de outras coisas.»

Naturalmente, este período deixou marcas em André Moreira, atualmente no Al Raed. «Frustração? Agora, olhando para trás, vejo que este período me afetou muito mais do que na atura tive noção. Em Braga as coisas também não correram muito bem e juntou-se tudo. Admito que, mesmo em termos de confiança... Tu nem sentes que estás afetado ou com a confiança em baixo, mas afeta-te e leva-te a duvidar em alguns momentos. As primeiras semanas em Braga foram complicadas por causa disso», rematou.

Siga o 4 Cantos do Mundo:

Youtube Spotify Instagram Tik Tok Twitter

Ler artigo completo