Anguila: É uma ilha, tem 15 mil habitantes e um dos domínios de internet mais procurados do momento

7 meses atrás 66

Quando no final da década de 1980 foi atribuído à ilha de Anguila o domínio .ai (da mesma forma que a Portugal foi atribuído o domínio de topo .pt), poucos imaginariam que passados 40 anos seria um dos domínios de topo mais badalados da internet. Agora, com a explosão de ferramentas e empresas ligadas à área da Inteligência Artificial (AI na sigla em inglês), os resultados estão à vista: o governo local está a faturar cerca de três milhões de dólares (2,7 milhões de euros ao câmbio atual) por mês, quase 36 milhões de dólares por ano, com a venda de domínios que acabam em .ai. E esta torrente inesperada de dinheiro já representa cerca de um terço do orçamento do governo local.

“Tem sido complemente louco”, conta Vince Cate, dono da empresa Datahaven, que está responsável pelas vendas do domínio de topo .ai em nome do governo de Anguila. “A 30 de novembro [de 2022] o ChatGPT foi lançado. Nos cincos meses seguintes, as nossas vendas quadruplicaram. E depois mantiveram-se neste novo e muito mais elevado patamar”, revelou à publicação IEEE Spectrum.

Segundo o responsável, o dinheiro que o governo de Anguila tem encaixado com a popularidade do domínio .ai tem sido usado para diminuir a dívida do pequeno país – uma ilha localizada na região das Caraíbas com 90 quilómetros quadrados de área e pouco mais de 15 mil habitantes – e um imposto sobre a habitação também já foi eliminado. 

Quase perder a galinha dos ovos de ouro

Apesar de agora estar a retirar os proveitos do domínio que lhe foi atribuído, nem sempre a ilha de Anguila cuidou daquela que agora é a sua galinha dos ovos de ouro. Segundo Vince Cate, o domínio .ai chegou a estar nas mãos de uma empresa de Taiwan, que “desapareceu” ao fim de alguns anos de atividade. “Um grupo de pequenos países ficou numa situação complicada por terem perdido os respetivos domínios de topo e eu diria que estivemos muito perto disso”, relata o dono da empresa Datahaven.

Atualmente, a venda de domínios .ai é feita para um período de dois anos e segundo Vince Cate, o objetivo é aumentar o valor das receitas já a partir de 2025, com as estimativas a apontarem para vendas na ordem dos seis milhões de dólares por mês.

Mas nem todas as histórias relacionadas com domínios de topo são positivas como a da ilha de Anguila: à ilha de Tokelau, localizada na região do Pacífico e com apenas 1400 habitantes, foi atribuído o domínio de topo .tk, que acabou por tornar-se num dos domínios de referência para cibercriminosos de todo o mundo.

Ler artigo completo