Animal em risco de extinção muda de cidade para encontrar 'companheira'

9 meses atrás 67

Um cão-do-mato-vinagre, espécie da família dos canídeos nativos da América do Sul, viajou de avião desde o Jardim Zoológico de Brasília até ao Zoológico de São Paulo, no Brasil, na terça-feira, para conhecer a nova casa com uma fêmea, no âmbito de uma programa de conservação das espécies.

Após ter sido resgatado em junho do ano passado em Rondonópolis, em Mato Grosso, o animal tinha sido encaminhado para o Jardim Zoológico de Brasília numa parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab), noticia o g1.

Rondon é uma espécie em risco de extinção no Brasil, razão pela qual a sua transferência para o Jardim Zoológico de São Paulo, que é estratégica e tem como objetivo contribuir para os esforços de conservação e possível reprodução da espécie.

O cão-vinagre chegou ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, às 17h45 (horários locais), na terça-feira. O transporte foi feito gratuitamente e evitou um deslocamento terrestre de mais de mil quilómetros entre as duas instituições, o que causaria stress e cansaço desnecessários ao animal.

Nos próximos dias, Rondon deve passar por um processo de quarentena e adaptação, antes de ser apresentado à sua companheira.

O cão-vinagre foi o 59.º animal transportado este ano pelo avião solidário da companhia aérea chilena LATAM para auxiliar na conservação de espécies ameaçadas.

A transferência de Rondon é um testemunho do compromisso contínuo daquele país em preservar a biodiversidade brasileira, garantindo que espécies ameaçadas, como o cachorro-vinagre, tenham uma oportunidade de prosperar e se multiplicar para as gerações futuras.

Leia Também: Motorista de 'app' cobrou pelo uso de ar condicionado no Brasil

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo