ANTEVISÃO | Antes que a luz ao fundo do túnel seja a da temível lanterna vermelha

7 meses atrás 60

Não há melhor forma de atrapalhar um rival direto na fuga aos últimos lugares que... vencê-lo. Estrela da Amadora e Chaves têm, na jornada 23 da Liga Portugal Betclic, essa oportunidade - de ouro - para respirarem melhor e ganharem outra motivação para a reta final do campeonato.

Olhando para o fundo da tabela, o Estrela reside com (um ligeiro) maior conforto. A vitória caseira diante do Portimonense na penúltima jornada foi importante, a primeira do ano num 2024 bastante cinzento, com muitos empates e demasiadas derrotas a registar. Após a ida ao Dragão - onde foi sofrida uma derrota sem contestação — é hora de voltar à Reboleira. 

À semelhança do que a classificação demonstra, Sérgio Vieira, timoneiro tricolor, também vê no Chaves a oportunidade perfeita para regressar aos triunfos: «O nosso foco é sempre olhar para o próximo jogo e conquistar três pontos. Na nossa casa temos essa obrigação. É uma oportunidade clara de somar três pontos. À medida que o tempo passa, estamos mais preparados.»

Contudo, do outro lado, a formação de Moreno encontrou na última jornada um balão de oxigénio importante. Sem vencer em 2024, o Chaves recebeu o Boavista, 11º classificado, e bateu o emblema do Bessa, mesmo a jogar em inferioridade numérica. Dessa forma, os flavienses ultrapassaram o FC Vizela e deixaram a 18.ª posição.

O triunfo, como é natural, trouxe outro ânimo ao conjunto de Chaves, como admitiu Moreno Teixeira: «Depois de uma vitória é normal que haja caras mais felizes, mais alegria, mas aquilo que sinto, de algum tempo para cá, é um grupo cada vez mais identificado, mais unido. É assim que vamos encarar o jogo de sábado, sabendo que é difícil para nós, mas não tenho dúvidas que, do lado de lá, também sabem que vão ter um jogo difícil.»

Ausentes da importante partida vão estar vários nomes de destaque. Do lado estrelista, Mansur, Manuel Keliano, Miguel Lopes e Regis Ndo estão lesionados e não devem ir a jogo. Nos visitantes, Cafú Phete está lesionado e Pedro Pinho está em dúvida; Vasco Fernandes e Carraça, castigados, não vão a jogo.

As vitórias recentes são escassas — contam-se pelos dedos e ainda sobram — e pontuar é quase tão urgente e necessário como respirar, isto se Estrela e GD Chaves quiserem ficar na Primeira Liga. Os dados estão lançados; no próximo sábado, quem leva a melhor e dá um passo importante na luta pela manutenção?

Ler artigo completo