ANTEVISÃO | Carimbar o bilhete da ambição

7 meses atrás 79

O Sporting chega a esta segunda mão do play-off da Liga Europa com plena convicção de que o trabalho ainda não está feito, embora o 1-3 conquistado há uma semana na casa do Young Boys alimente o favoritismo dos leões, que são neste momento uma das equipas mais próximas de conquistar um bilhete para os oitavos de final da competição.

Marcar na primeira parte e até mesmo fazê-lo mais do que uma vez nem sempre foi o modus operandi da equipa de Rúben Amorim, mas foi essa a história do jogo em Berna e também da vitória em Moreira de Cónegos (0-2) esta segunda-feira. Os caminhos para a baliza estão cada vez mais enraizados na mente deste leão, que fica ainda mais perigoso depois do primeiro golo fazer as linhas adversárias subir.

Viktor Gyökeres é o principal explorador desse espaço cedido pelas costas da defesa adversária. Inegavelmente a principal estrela da companhia verde e branca, de momento, e deverá manter a titularidade numa altura em que Paulinho é baixa confirmada. Ainda assim, esperam-se mexidas noutros setores, com Edwards, Bragança, Esgaio e Matheus Reis a espreitar um regresso à titularidade. Com Diomande de volta e St. Juste entre os convocados, também Eduardo Quaresma será, provavelmente, um dos atletas a pedir descanso esta quinta-feira.

Sporting venceu por 1-3 na primeira mão @Getty Images

Para o Young Boys, líder da Liga Suíça e campeão em cinco dos últimos seis anos, a lista de ausências é mais extensa. Ali Camara está suspenso por ter sido expulso no jogo da primeira mão e Filip Ugrinic juntou-se a Kastriot Imeri e ao ex-Benfica Loris Benito no boletim clínico após se ter lesionado a marcar o golo dos suíços nessa partida.

Inquestionável favoritismo do leão

O Young Boys conseguiu alguns resultados interessantes na Liga dos Campeões, mas se as cinco vitórias consecutivas com 21 golos marcados e apenas um sofrido não derem a confiança necessária aos adeptos portugueses, vale reforçar que o Sporting conseguiu o apuramento europeu em 11 das 13 eliminatórias que começaram com uma vitória fora de casa.

Raphael Wicky tentará apoiar-se no facto de que o único jogo que o Sporting não ganhou em casa esta época foi na Liga Europa - 1-2 frente à Atalanta -, mas o Young Boys ainda não conhece o sabor da vitória frente a equipas portuguesas. Contando apenas as visitas a solo lusitano, empatou (0-0) em Braga em 2011 e em 2019 perdeu (2-1) numa visita ao FC Porto.

Está tudo no controlo do leão, que parece arrancar para uma campanha ambiciosa na Liga Europa. Os oitavos estão à espreita, já com alguns tubarões em espera para o sorteio de sexta-feira, mas o foco imediato

Ler artigo completo