ANTEVISÃO | Compensar o atraso

5 meses atrás 90

O FC Famalicão recebe, na próxima terça-feira, o Sporting, no embate em atraso da 20ª jornada. Ambas as formações estão a realizar um campeonato bastante positivo, procurando dar sequência à favorável maré. Perante os diferentes sinais de competência, destaque para os leões que lideram a prova e que procuram dar um passo gigantesco em direção ao tão ambicionado troféu.

Os pupilos de Rúben Amorim atravessam uma fase excecional, aliando uma filosofia apelativa à obtenção de triunfos, o foco principal. Depois de um momento genial de Geny Catamo em Alvalade, para a conquista de três preciosos pontos diante do Benfica (2-1), o rival na luta pelo título, a equipa dizimou as aspirações gilistas. A formação leonina deslocou-se a Barcelos para vencer, categoricamente, o Gil Vicente (0-4), num jogo de sentido único.

Já os famalicenses, após duas vitórias frente a Gil Vicente (1-2) e FC Vizela (3-2), deslocaram-se ao Dragão, num duelo teoricamente complicado. No entanto, os comandados de Armando Evangelista mostraram-se muito atrevidos ao longo de todo o encontro, ameaçando, através de transições rápidas, a baliza à guarda de Diogo Costa. Esta abordagem valeu um ponto num terreno complicado (2-2), com Jhonder Cádiz a ser o protagonista da partida.

O avançado venezuelano vive mesmo um excelente momento de forma, tendo apontado quatro golos nos últimos três jogos. Para além da sua notável aceleração, a capacidade de impulsão do atleta de 28 anos merece ser tida em conta, que o digam os adeptos dos dragões. Numa autêntica batalha de goleadores, os visitantes também estão muito bem servidos. Apesar de já não fazer o gosto ao pé à quatro embates, Viktor Gyökeres é, sem dúvida, uma das principais referências da presente temporada. O nórdico certamente quer acabar com o jejum já no próximo compromisso.

Na antevisão ao duelo, Evangelista destacou o poderio do adversário, salientando a capacidade individual da formação lisboeta: «Estamos a falar do atual líder, um plantel com internacionais portugueses e não só. Eles têm o melhor marcador do campeonato — Gyökeres —, centrais de seleção…. Têm muito valor». Já Amorim salientou a preponderante do coletivo depender apenas de si para alcançar terminar no primeiro posto da Liga: «Sabemos que é possível ser campeão. Não há como esconder. Já estivemos do outro lado, onde desejávamos que o FC Porto perdesse pontos. Pretendemos matar as esperanças dos rivais.»

No que toca aos confrontos diretos entre os dois conjuntos, o Sporting, tal como era expectável, leva a melhor: os leões venceram 24 dos 31 confrontos, desde 1946. No Estádio Municipal de Famalicão, em 15 jogos disputados, a equipa da casa apenas ganhou em uma ocasião. Na temporada 2019/20, os tentos de Uros Racic e Diogo Gonçalves (2x) foram suficientes para destruir as pretensões dos comandados de Silas (3-1). A título de curiosidade, Pote foi titular no respetivo encontro, tendo atuado com uma camisola azul.

Fruto das mais recentes exibições, ambos os treinadores não deverão fazer alterações estruturais. No entanto, o regresso de alguns intervenientes para o leque de opções irá trazer mexidas no onze inicial: Riccieli e Chiquinho retornam, assim, para os seus respetivos lugares, tal como Sebastián Coates, Morten Hjulmand e Nuno Santos pelo emblema de Alvalade. 

Ler artigo completo