ANTEVISÃO | Contra os gunners marchar, marchar!

6 meses atrás 74

É, literalmente, o tudo ou nada para o FC Porto. Os dragões colocaram-se em boa posição, ao vencer a 1ª mão, na Cidade Invicta, pro 1-0, com um golo de Galeno no último suspiro, mas agora têm que terminar a sua missão e para isso têm que ultrapassar o Arsenal, em Londres. Chega aos dragões não perder, mas os gunners prometem vir com a artilharia toda.

Se há bem pouco tempo se falava de um mau momento de forma da turma azul e a branca, a verdade é que tudo mudou nas últimas semanas. Os comandados de Sérgio Conceição estão em clara subida de rendimento, como se vê nas cinco vitórias nos últimos seis duelos, incluindo a goleada frente ao rival Benfica (5-0) e a tal vitória frente aos londrinos. A confiança cresce numa altura de decisões nas várias frentes.

Para este jogo será muito curioso perceber a abordagem tática de Conceição. Os dragões foram exímios na 1ª mão e anularam por completo o forte caudal ofensivo do Arsenal, que se espera novamente elevado para esta 2ª mão, especialmente com os ingleses em desvantagem. Após alguma instabilidade ao longo da temporada, Sérgio Conceição parece ter finalmente encontrado o seu núcleo de sucesso para esta época, que terá como «obreiros» de serviço os médios Nico e Alan Varela, que parecem a dupla que melhor equilibra a equipa.

Galeno decidiu 1ª mão @Catarina Morais / Kapta +

À sua volta há um par de dúvidas para este jogo, mas a principal passa pelas alas e pelo companheiro de Evanilson na frente. Taremi recuperou de lesão e é opção, mas tem estado em baixo de forma e este jogo, onde se espera que a equipa tenha menos bola, parece talhado para Conceição manter o desenho dos últimos jogos, com Galeno a falso avançado e Francisco Conceição e Pepê nas alas. Na defesa dificilmente haverá mexidas.

Se a confiança cresce para os lados do Dragão, flui para o lado dos gunners. A turma comandada por Mikel Arteta atravessa um dos melhores momentos da sua temporada, apesar da derrota na 1ª mão destes oitavos de final, e lidera a competitiva Premier League, com os mesmos pontos que o Liverpool. Além disso, nas últimas semanas o Arsenal tem sido uma autêntica máquina de fazer golos: nos últimos cinco jogos a nível interno marcou 23 golos, uma média de 4,6 por partida.

Relativamente às suas escolhas, Arteta tem aproveitado o calendário congestionado para promover uma pequena rotação do seu onze inicial, embora nada muito profundo, pelo que não se esperam grandes novidades para um jogo desta importância. A grande dúvida surge em quem ocupará a vaga de lateral esquerdo, com Zinchenko e Tomiyasu na espreita, ou o jovem Kiwior. Na antevisão da partida, contudo, Arteta destacou que os primeiros estiveram bastante tempo sem competir, pelo que aparenta apostar na continuidade de Kiwior, adaptado.

Inglaterra é maldição, mas a história...

A vantagem trazida da 1ª mão é, obviamente, positiva para o FC Porto, mas há que terminar o trabalho e, para isso, basta aos dragões empatar nesta 2ª mão. Contudo, não será fácil, não só pelo adversário que está pela frente, como pelo histórico portista em terras inglesas. Por outro lado, Sérgio Conceição já mostrou em anos recentes que sabe o que fazer nestas situações...

Ler artigo completo