ANTEVISÃO| Encontrar o norte no Sul de Portugal

6 meses atrás 89

Este sábado, Farense e Rio Ave, separados por dois pontos, vão defrontar-se no sul de Portugal, em mais um jogo da jornada 26 da Liga Portugal Betclic.

Os Leões de Faro procuram encontrar o norte, no que concerne aos resultados e à posição na tabela: estão na pior fase da temporada, contabilizando quatro derrotas seguidas. Como se isso não bastasse, o último triunfo foi a 20 de Janeiro, contra o Casa Pia. Por sua vez, os vilacondenses estão numa fase de três empates consecutivos, como é apanágio (dos 25 jogos para o campeonato, o Rio Ave empatou 12!). É importante realçar que destes três empates, dois deles foram contra o Sporting e o SC Braga.

O histórico de confrontos é favorável ao Rio Ave, mas, se olharmos para os duelos em Faro, o paradigma inverte-se: nos 13 jogos em casa, o Farense conta com cinco vitórias e os vilacondenses com três. Cinco é também o número de empates. A partida da primeira volta desta edição do campeonato é de significado especial para a equipa de Faro, não só por ter vencido, mas acima de tudo por ter dado um pontapé na crise que viviam à época. Logo veremos se as coincidências existem!

Tendo bem presente o momento da equipa, José Mota, técnico do Farense, foi pragmático na sua análise: «Vimos de quatro derrotas e sabemos perfeitamente o que temos de fazer: transportarmos para o jogo uma concentração muito grande, determinação e ambição, para que possamos conquistar os três pontos. Vamos fazer tudo para vencer, para nos dar tranquilidade, não só a nós, mas também aos nossos adeptos».

Do outro lado, Luís Freire canalizou o conforto do momento atual para que a consistência se mantenha: «Na primeira volta, à nona jornada, tínhamos cinco pontos. Agora temos 24, fizemos 19 em menos de uma volta e temos sido mais consistentes. Queremos é consistência para voltar a fazer uma boa exibição. Com união, sacrifício, ambição e determinação, porque estes três pontos podem ser muito importantes na nossa caminhada.»

Miguel Nóbrega é a mais recente ausência no Rio Ave e tudo indica que será Josué Sá a substitui-lo. Às 18 horas deste sábado, iremos descobrir se há norte no sul ou se a equipa do norte vai voar até ao sul e acabará por trazer os três pontos na bagageira.

Ler artigo completo