ANTEVISÃO | História entre vizinhos

3 meses atrás 86

Antes da estreia de Portugal no Euro 2024, Turquia e Geórgia - em estreia num grande torneio - abrem as hostilidades no Grupo F da competição. Expetativas e talentos diferentes, mas uma prova de sabor especial para ambas as seleções. 

Com cerca de três milhões de turcos a viverem em território germânico, apoio e pressão não vão faltar às Estrelas Crescentes. Os turcos não chegam à fase a eliminar desde 2008 e, com uma seleção de muito talento, tudo o que não seja atingir repetir esse feito vai ser considerado um falhanço.

Festa rija em perspetiva 

As lesões afetaram as escolhas de Vincenzo Montella, especialmente num setor defensivo que não deu uma resposta muito fiável durante os últimos anos. Os vários elementos de qualidade aumentam o leque de opções, contudo, também queriam incerteza no onze inicial.

Geórgia apurou-se no play-off @Getty /

Além de Orkun Kökçü, que espera deixar para trás uma época difícil na Luz, curiosidade para ver os meninos Arda Güler, Kenan Yildiz e Semih Kilicsoy, elementos que alimentam a esperança dos turcos num futuro risonho. O capitão Hakan Çalhanoglu, grande referência, quer finalmente ter uma prestação coletiva na seleção digna dos seus pergaminhos.

Pela frente, o batismo do único estreante em prova. Independente desde 1991, a Geórgia vai viver na Alemanha um dos momentos mais marcantes do país a nível desportivo, com a estreia a ser frente a um vizinho. 

Khvicha Kvaratskhelia é a estrela, Giorgi Mamardashvili e Georges Mikautadze os outros destaques de um conjunto de pouco talento individual, mas com muito espírito de missão. Sem nada a perder, os georgianos têm estrutura para competir e incomodar um rival que não esteja no seu melhor nível.

Favoritismo natural para Turquia, estatuto que ainda menos serve numa prova tão especial como um Europeu. Vamos ter sinal de força ou mais uma grande surpresa?

Ler artigo completo