ANTEVISÃO| Meter a quinta para evitar a quarta

8 meses atrás 68

São dois conjuntos com um ponto em comum: vêm de três derrotas consecutivas. Na 18ª jornada da Liga Portugal Betclic, Estoril Praia e FC Arouca têm encontro marcado e, para evitar a quarta derrota de uma assentada, têm de querer, correr e fazer mais. Por outras palavras, têm de meter a quinta, com urgência.

Começamos pelos da casa, onde o caso tem contornos ligeiramente mais preocupantes, sobretudo pelo momento defensivo. Após viver o melhor período da época, com três vitórias e um empate em quatro jogos, a formação da capital tem-se mostrado extremamente permeável: são 12 golos sofridos nos últimos três duelos, uma média de quatro por jogo.

Um passado recente que resultou na eliminação da Taça de Portugal e numa descida ao 13º lugar do campeonato, algo que não demoveu Vasco Seabra: «Não acredito [que o plantel esteja abalado pelo mau registo]. Naturalmente que estamos sempre de sobreaviso. Não fomos tão capazes quanto temos sido noutros jogos. O nosso foco é ver como podemos melhorar e crescer.»

O treinador do Estoril Praia não pode contar com Erick Cabaco e Alex Soares, ambos indisponíveis por lesão. Jordan Holsgrove saiu lesionado no último jogo e, até ver, está em dúvida. Contudo, no capítulo dos indisponíveis, Daniel Sousa tem mais razões de queixa: Rafael Fernandes, Mateus Quaresma, Uri Busquets Pedro Moreira, Yanis Hamache e Vitinho não devem participar no encontro.

«É um jogo importante para as duas equipas, que estão a lutar pelos mesmos objetivos. Estamos na mesma situação em termos de tabela classificativa e uma vitória permite a qualquer uma das equipas dar um salto importante para a estabilidade», admitiu o técnico dos arouquenses ao recordar a proximidade na tabela: se os Estoril-Praia é 13º com 17 pontos, o FC Arouca é 14º, com 16.

O FC Arouca, à semelhança do Estoril Praia, também se despediu da Taça de Portugal (1-0, contra o FC Vizela). Além disso, somou dois infortúnios, diante do Benfica e do Vitória SC; jogos disputados, mas com o mesmo desfecho: zero pontos para a equipa de Arouca.

No próximo sábado, pelos fatores já apontados, uma coisa é certa: equilíbrio haverá. Entre duas formações capazes do melhor e do pior, resta saber quem acelera e dá um passo importante rumo ao principal objetivo: a manutenção. 

Ler artigo completo