ANTEVISÃO | Momento de confirmar ideias

3 meses atrás 92

Com os primeiros dois lugares praticamente definidos no Grupo A (mas atenção à Escócia que ainda pode provocar uma gracinha), Suíça e Alemanha terão o encontro da derradeira jornada para definir - e confirmar - duas ideias chave: quem é a melhor equipa do grupo e quem está a praticar o melhor futebol.

Ambas as seleções arrancaram a todo o gás na competição - Alemanha dominou e goleou; Suíça venceu e impressionou -, contudo, na segunda jornada, os sinais não foram tão contundentes. A seleção anfitriã do Europeu venceu por 2-0 a Hungria - e viveu alguns sobressaltos na partida -, ao passo que, a seleção helvética vacilou e empatou diante da Escócia.

Posto isto, o duelo Alemanha - Suíça também deverá servir para confirmar quem é, efetivamente, a melhor seleção do grupo. A seleção germânica sabe que o empate basta, mas - para ratificar a posição de seleção candidata neste Europeu - a vitória seria importante. Até do ponto de vista anímico.

Do lado helvético, a seleção orientada por Murat Yakin precisa de triunfar e terá o grande desafio na prova até ao momento. Para superar a Alemanha, para além da inspiração do veterano Shaqiri (fez um golaço contra a Escócia), Granit Xhaka será chave para aguentar a criatividade ofensiva do lado germânico.

E é aí onde entram as grandes figuras germânicas: Florian Wirtz, Jamal Musiala, Toni Kroos, Ilkay Gundogan... talento na zona central do meio campo não irá faltar. Como tal, a tarefa - do lado de Julian Nagelsmann - é também conseguir desbloquear a muralha suíça e sublinhar o poderio da Alemanha depois de duas exibições positivas.

Em suma, duas belíssimas seleções, dois grandes treinadores e um jogo muito tático (e espetacular) em perspetiva. Acima de tudo, que seja um excelente jogo de futebol (e com golos se não for pedir muito)!

Ler artigo completo