ANTEVISÃO | Momentos que definem carreiras

2 meses atrás 58

Sem um futebol de encantos, Países Baixos e Inglaterra estão a um passo da grande decisão do Euro 2024. Com a Espanha no sofá, o último bilhete para Berlim vai ser decidido esta quarta-feira.

Apesar do talento existir na equipa, Ronald Koeman tem sido pragmático na abordagem a esta competição. A Laranja tem sido uma seleção maleável e capaz de competir com diferentes abordagens ao jogos. Basta analisar os últimos campeões - Portugal em 2016 e Países Baixos no último Euro - para perceber que o sucesso pode surgir desta forma.

A equipa parece ter "acertado o passo" na fase a eliminar, mas entrou nestas meias-finais sem os olhares mediáticos das outras três seleções. Na única vez que atingiu uma final de um Europeu, os Países Baixos viveram em 1988 o momento mais feliz da sua história como seleção.

Pressionado entra Gareth Southgate sem extrair futebolisticamente o melhor dos muitos talentos que tem em mãos. A Inglaterra tem mostrado fibra e capacidade de sair de cenários complicados, mas ainda não conseguiu vencer um jogo no tempo regulamentar. 

As maiores dúvidas para este duelo estão na defesa inglesa. Luke Shaw está apto e pode somar os primeiros minutos na competição, enquanto Marc Guéhi substituído por Ezri Konsa frente à Suíça, está de regresso após cumprir castigo. 

Tão perto da glória, não há tempo para fantasmas ou dúvidas. Os detalhes podem ser decisivos, com a expetativa de um duelo tático e competitivo. 

Ler artigo completo