ANTEVISÃO | O apuramento já não foge, mas há uma honra a defender

7 meses atrás 72

Assegurado que está o histórico apuramento para os quartos de final da Liga dos Campeões, o Benfica recebe esta quarta-feira o todo poderoso Barcelona, no último jogo da fase de grupos da competição. 

As duas equipas já estão apuradas, mas está bem claro o que ambas pretendem para este encontro: se do lado encarnado, o desejo é deixar a melhor imagem possível, contra uma das «melhores equipa do mundo», do lado do Barcelona, Jonatan Giráldez deixou vincado na antevisão que o objetivo é manter o registo imaculado, só com vitórias. 

@Getty /

Pelo poderio do adversário, já se sabe que a tarefa encarnada não será fácil e os últimos três confrontos deixam isso bem claro: três derrotas nas duas últimas épocas e sempre por números esclarecedores. Ainda assim, e apesar da diferença entre as duas equipas, Filipa Patão deixou bem claro, no lançamento do encontro, qual será o estado de espírito da equipa para este encontro. 

«Temos noção de que o futebol português ainda está a anos-luz do espanhol e o próprio FC Barcelona está a anos-luz do futebol espanhol. Mas isso não é sinónimo de atirar a toalha ao chão, de entrarmos derrotadas [...]. Não colocamos limites, independentemente de sabermos que o adversário é muito difícil. Também temos a noção de que só se conseguem grandes conquistas arriscando e tentando fazer diferente. E temos a responsabilidade de não limitar os sonhos das jovens jogadoras que temos atrás de nós. Se estivermos a dizer-lhes que não [é possível], estamos a limitar os seus sonhos», explicou a técnica das encarnadas. 

Quanto a baixas, há uma de última hora para cada lado. Na Luz, Filipa Patão não vai poder contar com Andreia Norton, recentemente operada a uma apendicite aguda. Já em Barcelona, Giráldez não vai contar com Irene Paredes, ausente por motivos de doença. Para os seus lugares, é do lado do Benfica que está a grande dúvida, uma vez que a saída de Norton pode ser colmatada com Andreia Falcón. Do lado culé, Marta Torrejón deverá ser a escolhida para entrar no onze. 

Ler artigo completo