ANTEVISÃO| O reencontro de dois gigantes

6 meses atrás 46

Está na hora: as grandes noites da Liga dos Campeões estão de volta, desta vez com Paris SG e Barcelona no centro das atenções! As duas equipas, que estão bem cotada para chegarem longe na competição, voltam a protagonizar um dos duelos mais esperados destes quartos-de-final da prova. Trata-se, portanto, de um reencontro.

Esta história contou com um dos seus capítulo em 2021, na altura nos oitavos-de-final. Kylian Mbappé resolveu a eliminatória com um hat-trick em pleno Camp Nou e «vingou» a derrota de 2017. Depois de ter perdido 4-0 no Parc des Princes, os catalães protagonizaram uma das reviravoltas mais marcantes da história do futebol internacional: vitória por 6-1, três dos golos a partir dos 88 minutos. Mais de 96 mil espetadores observaram de perto um capítulo marcante nas páginas dos livros espanhóis.

A palavra reencontro pode ser utilizada com outros tantos protagonistas. Ousmane Dembélé e Luis Enrique jogam diante do conjunto que representaram durante vários anos, enquanto Jules Koundé regressa a França, após ter abandonado o Bordeaux em 2019, na altura para vestir a camisola do Sevilla, antes de ingressar no Barcelona.

Em 2024, porém, a história ganha outros contornos. Vamos por partes. O Paris SG chega a esta partida após um empate diante do Clermont, na 28ª jornada da Ligue 1. Deram continuidade, ainda assim, a uma sequência impressionante que perdura desde 7 de novembro. Na altura, perderam 2-1 diante do Milan e, desde então, não conhecem o sabor da derrota. No total, são 27 encontros sem perder e, desde o início da temporada, só sofreram três desaires, dois deles na prova milionária.

O Barcelona, por outro lado, atravessa outro tipo de momento. Os comandados de Xavi Hernández estão a oito pontos do topo da tabela classificativa (que pertence ao Real Madrid) e querem aproveitar a Liga dos Campeões para conquistarem um troféu. Não contam, no entanto, com os contributos de Alejandro Baldé, Gavi, Pedri e Frenkie de Jong (em dúvida). Do outro lado, Presnel Kimpembe, Nordki Mukiele, Bradley Barcelona e Achraf Hakimi são baixas confirmadas no lado parisiense. Está tudo pronto? Vamos a isso.

Ler artigo completo