ANTEVISÃO | Perceber quem nasceu para isto

3 meses atrás 96

Estreia perfeita para fortalecer o estatuto de eventual surpresa ou de candidato. Sérvia e Inglaterra dão o pontapé de saída no EURO 2024 com um teste ideal para confirmar o estatuto com que ambas entram em prova.

Vencer a Inglaterra na primeira jornada marcaria uma posição: os sérvios afirmar-se-iam no Grupo C, um ótimo primeiro passo para entregar a solicitação de «surpresa do verão». Por outro lado, em caso de triunfo frente à sólida Sérvia, a Inglaterra afastaria eventuais fantasmas, uma necessidade face às imodestas ambições na prova.

Sérvios abandonaram Lisboa em festa @Kapta+

Comecemos pela formação que, no papel, joga em casa. Na cabeça de todos os portugueses, quando o tema é a Sérvia, vem à baila a triste memória daquele jogo na Luz, que tirou Portugal da qualificação direta para o Mundial 2022 e atirou-o para os play-offs. Em boa verdade, a seleção sérvia ainda tem contornos dessa equipa que abalou um país.

Dusan Vlahovic, Dusan Tadic, Sergej Milinkovic-Savic, Nemanja Gudelj e Filip Kostic foram titulares e três anos depois, continuam a ser peças importantes na formação sérvia. Na altura, Aleksandar Mitrovic saltou do banco e marcou o golo da vitória; atualmente, é o marcador de serviço no Al Hilal de Jorge Jesus.

Na condição de visitante vai estar a Inglaterra. Apesar de nunca ter vencido a competição, o país dos Três Leões volta a participar no EURO com uma geração que promete e que entra no lote de claras candidatas a erguer o troféu. Resta saber se será desta ou se, uma vez mais, sucumbem à pressão.

Harry Kane, capitão, titular indiscutível e uma das grandes figuras da equipa @Getty /

Bukayo Saka, Cole Palmer, Phil Foden, Kobbie Mainoo e, claro, Jude Bellingham são alguns dos jovens rostos - muitos em estreia nos EURO's - que querem marcar esta geração do futebol inglês com um troféu.

Além de Sérvia e Inglaterra, o grupo C é composto pela Eslovénia e Dinamarca. Os dinamarqueses, a par dos sérvios, são candidatos, na teoria, ao segundo lugar do grupo. Por isso, uma vitória ou um empate da Sérvia diante da Inglaterra, tendo em conta a curta duração do grupo, poderia baralhar todas as contas e previsões.

Os dados estão lançados e as duas seleções, apesar de terem objetivos diferentes, prometem uma partida equilibrada e imperdível. Dia três do EURO. Jogo grande? Que venha ele!

Ler artigo completo