ANTEVISÃO | Regressar à boa forma de 2023 é o mote

8 meses atrás 68

*com Simão Duarte

A generalidade das pessoas costuma ter, no início de um novo ano, o desejo de regressar à boa forma física. Este desejo é certamente partilhado pelo Estoril e pelo Moreirense, que  procuram voltar à boa forma, em termos de resultados, com que terminaram 2023: registaram-se quatro jogos sem perder para os da casa e sete para os visitantes. Desde o início do ano, ambas as equipas ainda não voltaram a degustar o sabor da vitória: o Estoril perdeu os dois jogos que disputou (Sporting e FC Porto), já o Moreirense foi derrotado pelo Casa Pia.

O histórico entre ambas as equipas é favorável ao Estoril Praia, que tem 14 vitórias, contra as nove do Moreirense, nos 31 jogos em que se defrontaram. A vantagem estorilista é ainda maior se olharmos apenas para os jogos disputados na sua casa. Foram dez as vitórias do Estoril em casa e apenas duas dos cónegos, a primeira na época 1998/99 e a segunda em 2017/18. Neste momento, são nove os pontos que separam o Moreirense, sexto classificado, do Estoril, que se encontra em 12º lugar. 

O treinador do Estoril, Vasco Seabra, deixou diversos elogios à equipa treinada por Rui Borges: «O Moreirense juntou vários fatores, que têm a ver com o talento individual dos seus jogadores e o talento do seu treinador, e obviamente que tem vindo a demonstrar qualidade no seu desempenho.»

Este jogo surge na sequência de uma semana difícil para o Moreirense: o plantel teve vários jogadores afetados por uma gripe, o que poderá levar a algumas alterações no habitual onze titular. André Luís, o homem-golo da equipa, também não irá jogar, pois está em vias de sair do clube. E por falar em ataque, foi precisamente este setor do adversário que Rui Borges elogiou: «É uma equipa muito agressiva no último terço, com muitas dinâmicas e muita mobilidade.»

De fora estarão Alex Soares, Erick Cabaco e Pedro Álvaro do lado dos canarinhos. Para os cónegos, André Luís, Alhassane Sylla, Hernâni Infande e Rodrigo Macedo são baixas confirmadas.

Ler artigo completo