ANTEVISÃO | Um clássico é sempre um clássico

6 meses atrás 54

Mesmo quando a distância é significativa - nove pontos distanciam os dragões das águias - e quando a história recente não é a mais equilibrada - FC Porto perdeu os últimos dois duelos contra o Benfica -, um clássico é sempre um clássico.

E no Dragão, clássico rima com paixão, coração e... Sérgio Conceição: ao serviço do FC Porto, em 18 jogos contra os encarnados, o técnico luso regista cinco derrotas, três empates e 10 vitórias.

Um fator chave que traduz a superioridade portista nas últimas seis épocas, mas com uma pedra no sapato. Desde que Roger Schmidt aterrou em Portugal, Conceição apenas venceu um jogo em quatro disputados. Ainda assim, a vitória - nesta partida - tem uma urgência diferente para o técnico portista. Não que perder, por si só, seja algo fácil de aceitar para Conceição, mas cair perante o Benfica pode ser fatal.

Responsabilidade vs oportunidade

O Benfica - campeão em título - chega à Invicta invicto em jogos grandes para o campeonato e segue líder sob forma provisória (58 pontos), ao passo que, do lado portista, os azuis e brancos ocupam o terceiro posto, longe dos encarnados (49 pontos) e colado ao SC Braga - quarto classificado. Um perigo que pode ganhar contornos ainda mais dramáticos para os dragões.

Em caso de vitória dos homens de Schmidt (excelente oportunidade para os encarnados distanciarem-se), o FC Porto fica a 12 pontos da liderança. Em caso de empate, o cenário continua funesto e, assim sendo, apenas uma vitória poderá saciar os dragões que, independentemente das adversidades, mostraram sempre sagacidade para vencer jogos deste caráter [n.d.r: recorde AQUI a peça sobre o mítico 3-1 no Dragão em 2009/2010].

Ainda assim, Sérgio Conceição desvalorizou o título de «jogo decisivo» e deixou alguns pontos de interrogação para o jogo - «Taremi com melhorias e Evanilson e Galeno em dúvida». Do outro lado, Schmidt deitou as responsabilidades para o FC Porto - «eles têm vantagem» -, mas assumiu que está «preparado para vencer».

Os dados estão lançados: a história favorece os dragões - 101 vitórias contra 91 derrotas -, mas o momento atual é mais «amigo» das águias. Venha daí o clássico!

Ler artigo completo