ANTEVISÃO | Vamos lá falar de futebol

9 meses atrás 88

A rota de encontros que se avizinham para o FC Porto são de árdua tarefa e de alta rotação. Frente ao Casa Pia são necessárias melhorias. Conceição quer falar de futebol e, de certeza, de uma boa exibição dos dragões este sábado.

Na Amoreira, a derrota pesa na motivação azul e branca. «Falhou o treinador do FC Porto, perdemos. Nos momentos cruciais, não tivemos a competência de fazer golo e depois o Estoril, muito bem, sempre que saia acabava por fazê-lo com perigo, de uma forma rápida. Houve muita coisa que correu mal e o culpado é o treinador.» Foram estas as palavras de Sérgio Conceição no pós-jogo frente ao Estoril que ditou a eliminação precoce da Taça da Liga. 

Liga Portugal Betclic 2023/24

Para além destas declarações, surgiram outras e estas podem mesmo influenciar o que se vive no plantel portista face às exibições. «Pelo que vi hoje, temos de apostar cada vez mais nos jovens».

Mesmo tendo um onze-base praticamente cimentado, apenas tenho em conta as alterações necessárias dadas as lesões e, ainda, o castigo aplicado a Francisco Conceição, acredita-se que as escolhas do técnico do FC Porto podem até nem ser muito diferentes das já reconhecidas. Com Evanilson em boa forma e Pepê num dia bom, falta apenas Mehdi Taremi estar focado, na frente. 

As verdadeiras dúvidas em relação às opções de Sérgio Conceição reinam no setor defensivo. Entre as garantias dadas pelos centrais - excluindo o seguro Pepe -, a ascensão de João Mendes e a expectativa em relação a Jorge Sanchéz, são várias as interrogações.

O Casa Pia, que vem de uma fase inconstante - tendo arrecado a primeira vitória em seis jogos na última jornada - e com novo técnico que ainda se está a ambientar, também tem muito em jogo. Ainda que as «peças do xadrez» se mantenham praticamente as mesmas, Pedro Moreira pode surpreender.

Para o FC Porto, o continuar de um ciclo intenso de várias decisões. Este sábado, no Estádio do Dragão, antecede um «tudo ou nada» frente ao Shakhtar Donetsk. Depois disso, há deslocação decisiva a Alvalade. Não há tempo para lamentos.

Ler artigo completo