ANTEVISÃO | Welcome to the jungle

5 meses atrás 98

Lugar de play-off. Mais um ponto e aparece o Estrela da Amadora. Mais um ponto e apresenta-se o Boavista. Reta final, altura de ativar o modo sobrevivência: cada minuto importa, cada lance conta e cada ponto pode ser sinónimo de permanência. Bem-vindos à luta pela manutenção.

Vitória SC, Gil Vicente, FC Porto e FC Vizela. Farense, FC Arouca, FC Vizela e Gil Vicente. São os últimos quatro adversários de Boavista e Estrela, respetivamente. Com embates de maior e menor dificuldade pela frente, os dois emblemas têm, primeiro, que medir forças entre si e, consequentemente, aproveitar para roubar pontos a um adversário direto.

Começando pelos da casa, há uma nova vida, esperançosa injeção de moral, a pairar no Bessa. Jorge Simão foi chamado a intervir e, com o intuito de resgatar as panteras dos perigosos lugares do fundo da tabela, voltou ao comando técnico axadrezado. 

O resgate ainda não é de vida ou morte, mas também não anda muito longe disso. Com apenas uma vitória nos últimos oito jogos, o Boavista desceu na tabela e o 12.º lugar ficou menos seguro que o suposto: o 16.º, posição que dá acesso ao pantanoso play-off de manutenção, está apenas a dois pontos.

Se esse lugar está extremamente perto dos da casa, o que dizer dos visitantes, que respiram acima dessa traiçoeira posição por um ponto apenas.

Ainda assim, o percurso recente dos lisboetas parece mais sustentado que o dos nortenhos. Nos últimos cinco jogos, apesar de só terem vencido por uma ocasião, os estrelistas somaram três empates e só foram batidos por uma vez, na receção ao líder do campeonato.

Inevitavelmente ausentes do duelo vão estar Diogo Fonseca e Seba Pérez, ambos com o último encontro como justificação: o jovem defesa sofreu uma grave lesão e o experiente médio viu a cartolina vermelha.

Se os objetivos da época podem ficar decididos num só jogo, o Boavista-Estrela pode muito bem ser o tal e definir o destino de ambos os clubes. As decisões começam a desenhar-se às 18h, no Estádio do Bessa.

Ler artigo completo