Anthropic diz ter modelo de Inteligência Artificial melhor do que o ChatGPT e o Gemini

6 meses atrás 62

A Anthropic, uma das startups mais proeminentes no espaço da Inteligência Artificial (IA), anunciou a nova família de modelos Claude 3, explicando que esta geração funciona tão bem ou melhor do que as soluções da OpenAI (ChatGPT) e da Google (Gemini) equivalentes. Segundo a apresentação, há três modelos Claude 3: o Haiku, o Sonnet e o Opus. Todos estes conseguem responder a mais questões, perceber melhor instruções mais longas e são mais precisos nas respostas do que os modelos Claude anteriores.

Estes modelos estão disponíveis para ser integrados em chatbots, funcionalidades de preenchimento automático ou em tarefas de extração de dados, embora o Haiku, o mais pequeno dos modelos, ainda não tenha sido disponibilizado publicamente. Os modelos Claude 3 respondem também a questões que os modelos anteriores se recusavam, o que sugeria que lhes faltava ali algum “entendimento contextual”, situação que terá sido corrigida agora.

O Haiku, o modelo mais pequeno dos Claude 3, consegue ler um trabalho de investigação denso completo com tabelas e gráficos “em menos de três segundos” e é “o mais rápido e mais eficiente em termos de custos no mercado”, descreve a Anthropic, segundo o The Verge.

O Opus, o modelo mais avançado, conseguiu bater o GPT-4, o GPT-3.5 e o Gemini 1.0 Ultra em vários dos testes mais usuais para este tipo de soluções, segundo os resultados apresentados pela própria Anthropic, usando como métricas os desempenhos conseguidos em testes de performance específicos para grandes modelos de linguagem.

Fonte: Anthropic

O treino destes modelos foi feito com recurso a uma série de fontes internas não públicas e outras fontes disponíveis publicamente até agosto de 2023 e com o hardware da Amazon AWS e da Google Cloud.

Ler artigo completo