Antigo diretor da Associação Chinesa de Futebol preso por aceitar subornos

1 mes atrás 40

Huang Song, antigo diretor de competições da Associação Chinesa de Futebol, foi condenado a sete anos de prisão por aceitar subornos. A decisão foi tomada por um tribunal da província de Hubei, na manhã desta terça-feira, de acordo com a agência de notícias oficial Xinhua.

Além do tempo de cadeia, Huang Song foi obrigado a pagar uma de 600.000 yuan - mais de 75 mil euros - ao tesouro público. Esta foi a mais recente sanção, isto porque as condenações não ficam por aqui.

No mesmo dia, Gu Jimiang, antigo presidente e secretário-geral da Associação de Futebol da cidade central de Chengdu, foi condenado a seis anos de prisão por desvio de fundos e por receber e oferecer subornos. Também terá de pagar uma multa de 400.000 yuan - pouco mais de 50 mil euros.

Na passada segunda-feira, o mesmo aconteceu com Li Yuyi, antigo vice-presidente da Associação Chinesa de Futebol, que vai enfrentar uma pena de 11 anos de prisão, por ter recebido subornos superiores a um milhão de yuan - 126 700 euros.

De recordar também que, em março, Chen Xuyuan, presidente da Associação Chinesa de Futebol entre 2019 e 2023, foi condenado a prisão perpétua por aceitar subornos de valores na casa dos 81 milhões de yuan - mais de dez milhões de euros.

Estas apreensões fazem parte de uma campanha de anticorrupção promovida presidente do país, Xi Jinping, que já deteve vários dirigentes do futebol chinês.

Ler artigo completo