Antigo internacional alemão explicou que não revelou homossexualidade por «ser um tabu»

7 meses atrás 101

Retirado desde a temporada 2013/2014, Thomas Hitzlsperger ainda é o único jogador alemão a assumir publicamente a sua homossexualidade (em 2014), um tema que abordou numa entrevista ao jornal alemão Bild, na sequência de um documentário feito pela Amazon Prime denominado 'The Last Taboo'.

O antigo internacional explicou a decisão, deu um exemplo no Cagliari e defendeu que o tema ainda é «tabu» dentro da modalidade. «No campo e no balneário. Na Alemanha, por exemplo, não se conhece nenhum jogador profissional homossexual. No mundo do futebol temos sete atletas. É um pouco pequeno.»

«O Jakub Jankto foi um desses casos. Ele tornou isso público, mas não falou muito após esse anúncio. Foi quando te apercebeste que não precisa de ser coisa», argumentou o antigo jogador da seleção da Alemanha em 52 ocasiões.

O atleta que passou, por exemplo, no Everton, Lazio ou West Ham, explicou que, durante muitos anos, não falou abertamente sobre o tema... devido ao advogado. «Não podia expressar o que sentia (...) O meu advogado aconselhou-me a não sair do armário.»

«Sempre que o assunto surgia numa conversa, percebia que era difícil, desagradável. Lembro-me das pessoas ao meu redor falarem sobre homossexuais e terem opiniões depreciativas sobre o assunto», defendeu.

Alemanha

Thomas Hitzlsperger

NomeThomas Hitzlsperger

Nascimento/Idade1982-04-05(41 anos)

Nacionalidade

Alemanha

Alemanha

PosiçãoMédio (Médio Centro) / Médio (Médio Esquerdo)

Ler artigo completo