António Dantas despede-se do Mundial de Longboard com um 17.º posto

2 horas atrás 20

António Dantas concluiu, esta sexta-feira, a participação no circuito mundial de Longboard 2024, naquele que foi o ano de estreia para o jovem surfista de São Pedro do Estoril na elite mundial desta disciplina do surf, que fará parte do programa para os Jogos Olímpicos de Los Angeles’2028.

Dantas esteve em ação Abu Dhabi Longboard Classic, que se disputa na nova piscina de ondas artificiais do Médio Oriente e que utiliza a mesma tecnologia de ondas do Surf Ranch, de Kelly Slater. O jovem português não foi além dos 9,53 pontos após as quatro ondas surfadas, duas para a esquerda e duas para a direita.

A competir num heat frente ao australiano Declan Wyton e ao norte-americano Kevin Skvarna, Dantas teve uma primeira ronda mais fraca, melhorando depois na segunda ronda de ondas, ficando com 5,40 pontos na direita e 4,13 na esquerda. O triunfo sorriu a Wyton, com 14,74 pontos, enquanto Skvarna somou 13,50 pontos.

Apenas os oito vencedores de cada heat da ronda inaugural conseguiram o passaporte para os quartos-de-final, numa etapa que vai decidir os longboarders que avançam para a grande finalíssima, em El Salvador, onde se vai discutir o título mundial da disciplina.

António Dantas chegou a Abu Dhabi no 15.º posto do ranking mundial, mas poderá perder algumas posições na hierarquia.

Ler artigo completo