António Gomes Mota pode deixar EDP Renováveis e regressar à EDP como ‘chairman’

9 meses atrás 81

O atual presidente da EDP Renováveis é um gestor que conhece bem a elétrica portuguesa e cujo mandato à frente da EDPR termina em abril.

O gestor António Gomes Mota, atual presidente da EDP Renováveis, está a ser apontado como próximo chairman da EDP, de acordo com notícia avançada esta sexta-feira na edição semanal do JE.

Destaca o JE que os principais acionistas da EDP estão a avaliar alternativas a João Talone, sendo que este gestor já sinalizou total indisponibilidade para assumir um segundo mandato como presidente do Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da EDP, os principais acionistas estão a avaliar alternativas.

O JE detalha que o perfil desejado para a nova liderança da EDP não passa por um ‘chairman’ com perfil político e, pelo contrário, os acionistas preferem ver na liderança daquele órgão fiscalizador da atividade da comissão executiva alguém com competências técnicas e profissionais.

Note-se que o atual presidente da EDP Renováveis é um gestor que conhece bem a elétrica portuguesa e cujo mandato à frente da EDPR termina em abril.

Gomes Mota, que está à frente da EDPR desde 2021, “conhece muito bem a empresa”, destacam fontes ouvidas pelo JE. Este gestor já passou pela EDP SA e sido vogal do CGS na liderança de Eduardo Catroga e Presidente da Comissão de Auditoria da EDP.

Ler artigo completo