António Oliveira, São João de Ver: «Temos potencial para poder subir de divisão»

5 meses atrás 49

Limianos, Pevidém, Amarante, São João de Ver, União de Santarém, Lusitânia dos Açores, Vitória FC, Moncarapachense. São estes os oito clubes que irão disputar a subida à Liga 3. Na antecâmara da fase de todas as decisões no Campeonato de Portugal, o zerozero conversou com os oito treinadores que vão lutar pela promoção de escalão. 

O São João de Ver terminou a primeira fase da Série B do Campeonato de Portugal com cinco derrotas e no segundo lugar, atrás do Amarante. Foram 14 os pontos que separaram ambas as equipas no pódio da tabela. 

António Oliveira
2023/2024

30 Jogos
10 Vitórias
8 Empates
12 Derrotas

32 Golos
30 Golos sofridos

ver mais �

Depois de, na temporada passada, terem caído da Liga 3, é agora que têm a oportunidade de regressar à divisão acima, depois de uma época bem conseguida na fase regular do Campeonato de Portugal, onde superaram o Gondomar SC - terceiro classificado da Série - por dois pontos. 

António Oliveira regressa à Fase de Subida, depois de, no último ano, ter assumido o comando do Vianense durante a prova - onde conseguiu a promoção -, mas, agora, depois de 20 jogos ao comando do emblema de Santa Maria da Feira, tem uma nova oportunidade para voltar à Liga 3.

Os adversários? Limianos, Pevidém e Amarante. Tudo arranca no próximo dia 21 de abril.

«Só podem subir duas e nós queremos ser uma delas»

zerozero (zz): Como descreve o trajeto do São João de Ver até chegar a esta fase? 

António Oliveira (AO): Foi um trajeto difícil. Começamos muito bem. Como toda a gente sabe, não fui eu que iniciei, mas, sim, o mister Machado. Quando eu entrei no clube, depois da saída dele, em seis jogos, tínhamos cinco vitórias e um empate. Iniciámos da melhor forma este Campeonato de Portugal, numa série extremamente difícil. A partir da altura em que entrei, tenho a dizer que foi uma série difícil com equipas muito competitivas.

Qualquer equipa - penso que, pelo menos uma sete - queria estar no lugar em que nós e o Amarante estamos. Por isso, foi um trajeto muito difícil, mas trabalhámos para conseguir o nosso primeiro objetivo. Conseguimos, estamos satisfeitos por isso, e queremos continuar a trabalhar para mais.

zz: O que espera desta fase de subida? Limianos, Pevidém e Amarante são os adversários que se seguem. 

AO: É um novo campeonato em que todas as equipas começam com zero pontos e, só por aí, já será difícil. Em relação às quatro equipas, na primeira fase, a verdade é que perdemos com o Amarante nos dois jogos, quer em casa quer fora. 

S. João Ver

Campeonato de Portugal Série B 2023/24

O Amarante, pela primeira fase que fez, foi possivelmente a melhor equipa do Campeonato de Portugal na primeira fase. Já tivemos dois jogos com eles e sabemos que, no segundo jogo, estivemos melhor. 

Sabemos e trabalhamos para, na segunda fase, sermos uma equipa muito competitiva, muito competente, a conseguir controlar muito bem todos os momentos de jogo. Isso tem acontecido e estar a trabalhar para que tudo esteja melhor e estejamos mais fortes. Naturalmente, já observei e já estamos a analisar as duas equipas da Série A. Duas equipas com jogadores experientes, com autoridade e que estão também preparadas para esta segunda fase.

Para mim, enquanto treinador, e apesar da equipa do Amarante ter feito a primeira fase que fez, não há favoritos. Eu acredito que não há favoritos. Partimos todos em pé igualdade e, a partir de agora, como é um campeonato novo, certamente tudo será diferente. Não somos inferiores a ninguém. Não somos superiores a ninguém.

zz: Acha que o facto de o São João de Ver ter caído da Liga 3 na temporada passada dá ainda mais motivação ao plantel para voltar?

AO: A verdade é que o plantel foi muito bem construído pelo mister Machado e por todas as pessoas envolvidas na altura em que eu não estava. Foi construído com jogadores experientes que estão dentro da realidade da Liga 3 e do Campeonato de Portugal, mais um ou outro que já estiveram em outros patamares. Temos bom plantel.

Como o São João de Ver acabou por descer na temporada passada, é natural que eu, enquanto treinador, e todos os jogadores olhemos para a questão de podermos seguir em frente com olhos de ver e muita ambição, sabendo sempre que é difícil.

No ano passado, também estive presente na fase de subida com o Vianense e acabámos por subir. Por isso, já conheço bem os módulos e a fase de subida. O ano passado foi muito difícil, conseguimos subir de divisão e, este ano, no São João de Ver, vamos trabalhar para isso também. 

É importante percebermos que temos essa capacidade, essa possibilidade e não a podemos deitar fora. Não podemos deitar fora a possibilidade de poder subir divisão, sabendo que, das quatro, só podem subir duas. E nós queremos ser uma delas.

«Espero que os adeptos acreditem tanto em nós como nós acreditamos»

zz: O que acha que vai mudar para esta nova fase, em termos de preparação de equipa?

 AO: O foco da equipa tem sido dar continuidade ao trabalho que nós temos vindo a fazer. Nas últimas duas jornadas, acabámos por fazer uma gestão em função do número de minutos dos jogadores e de oportunidades. Quisemos completar essa gestão com jogos de treino e é isso que estamos feito. 

O trabalho está a ser feito de forma pensada e estruturada. A equipa técnica tem já observado e analisado o Amarante - que já conhecemos bem, mas continuamos a observar, para ir ao pormenor dos pormenores. Já aconteceu o mesmo com o Limianos e com o Pevidém. Acabei, também, por observar o Tirsense, porque era uma das equipas que podia ter passado até a última jornada. Foquei-me muito nessas três equipas e temos feito o nosso trabalho de casa.

Quando chegar ao primeiro jogo, acredito que vamos estar preparados estrategicamente, fisicamente e mentalmente. Vamos estar preparados para encarar esse primeiro jogo contra o Limianos, como todos os outros. Temos de ter muito foco, muita concentração e acreditar que podemos chegar ao objetivo que nós queremos, que é subir de divisão. Acredito que nós temos potencial para poder subir de divisão.

zz: Qual é a mensagem que pretende deixar aos adeptos

AO: É importante que os nossos sócios e adeptos acreditem em nós, acreditem na nossa equipa e no nosso trabalho. Tem sido um trabalho longo e vão ser quase dois meses até ao final. Tenho a dizer aos nossos adeptos que é importante o apoio deles. É importante que os nossos jogadores sintam o carinho e o apoio, a presença em massa dos nossos adeptos seja fora ou em casa. Para isso, nós também vamos puxando por eles e as vitórias vão trazendo isso mesmo.

Nós vamos trabalhar desde o primeiro jogo em Limianos para trazer de lá logo três pontos. Sabemos que sempre será difícil, mas é isso que nós temos: muito trabalho, muita crença, muita dedicação. Espero que acreditem tanto em nós como nós acreditamos em nós. E estamos sempre mais próximos do objetivo quando, todos juntos, estamos em sintonia.

@São João de Ver

Ler artigo completo