AO MINUTO: Abatido drone e míssil huti; Israel abre fogo sobre ajuda

8 meses atrás 113

Elementos de segurança israelita esfaqueados perto de Jerusalém

José Miguel Pires | há 13 minutos

Dois elementos de segurança israelita foram esfaqueados por um homem palestiniano, de 23 anos, num 'checkpoint' perto de Jerusalém, indicou o exército de Israel, citado pela agência Al Jazeera.

As forças israelitas abateram o homem e detiveram o seu pai, a sua mãe e a sua irmã, conta a mesma agência de notícias.

UNRWA diz que caravana de ajuda humanitária foi alvo de fogo israelita

José Miguel Pires | há 17 minutos

O diretor da Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos (UNRWA, na sigla em inglês), Thomas White, denunciou, no X (antigo Twitter) que forças israelitas terão aberto fogo sobre uma caravana de ajuda humanitária, que regressava do norte da Faixa de Gaza através de uma rota pré-estabelecida por Telavive.

"O líder da nossa caravana internacional e a sua equipa não ficaram feridos, mas um veículo sofreu danos – os trabalhadores humanitários nunca deveriam ser um alvo”, disse White no X.

#Gaza - Israeli soldiers fired at an aid convoy as it returned from Northern Gaza along a route designated by the Israeli Army - our international convoy leader and his team were not injured but one vehicle sustained damage - aid workers should never be a target.@UNRWA

— Thomas White (@TomWhiteGaza) December 29, 2023

EUA abatem drone e míssil disparados por rebeldes Huti

José Miguel Pires | há 19 minutos

Um navio de guerra dos Estados Unidos abateu um drone e um míssil balístico antinavio, que terão sido disparados, na quinta-feira, pelos rebeldes Huti do Iémen. A informação é avançada pelo jornal The Guardian, que cita os militares norte-americanos.

"O USS Mason (DDG 87) abateu um drone e um míssil balístico antinavio no sul do Mar Vermelho que foram disparados pelos Hutis. Não houve danos a nenhum dos 18 navios na área nem relatos de feridos", lia-se num comunicado do Comando Central norte-americano (Centcom).

Esta terá sido, diz o Centcom, a 22.ª tentativa de ataque ao transporte marítimo internacional pelos Hutis desde meados de outubro.

Para recordar

Notícias ao Minuto com Lusa | há 21 minutos
Delegação do Hamas no Egito esta 6.ª feira para discutir cessar-fogo. Uma delegação do Hamas desloca-se esta sexta-feira ao Cairo para partilhar a sua posição sobre o plano egípcio que prevê um cessar-fogo que termine com as ofensivas israelitas em Gaza, adiantou hoje fonte do movimento islamita palestiniano; Dois palestinianos mortos na Cisjordânia por tiros do exército israelita. Dois palestinianos morreram na quinta-feira na Cisjordânia ocupada, tendo um morrido de manhã, durante uma operação do exército israelita, e o segundo depois de terem sido baleado pelas forças israelitas, segundo o Ministério da Saúde da Palestina; Relatório do exército israelita assume falhanço na morte de reféns em Gaza. O exército israelita assumiu o falhanço da sua missão de resgatar os três reféns que abateram por engano na Faixa de Gaza no dia 15 de dezembro, após publicar na quinta-feira uma investigação com mais detalhes do incidente.; Israel concorda com corredor marítimo humanitário entre Chipre e Gaza. O Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita anunciou na quinta-feira ter concordado, "em princípio", com a abertura de um corredor marítimo humanitário entre a ilha de Chipre, no leste do Mediterrâneo, e a Faixa de Gaza.

Início de cobertura

José Miguel Pires | há 24 minutos

Bom dia. Damos início a um novo acompanhamento AO MINUTO sobre os principais acontecimentos em Israel e na Palestina ocupada, em particular na Faixa de Gaza. Poderá consultar as notícias sobre o dia de ontem na ligação abaixo:

AO MINUTO: Hamas discute cessar-fogo: Israel assume falhanço com reféns

Siga aqui AO MINUTO todos os desenvolvimentos no conflito armado entre Israel e o Hamas, em particular na Faixa de Gaza.

Notícias ao Minuto | 08:00 - 28/12/2023

Ler artigo completo