AO MINUTO: Ataque a campo de refugiados; Israelita nega serviço militar

8 meses atrás 108

Militar que poderia representar Israel na Eurovisão morreu em Gaza

Notícias ao Minuto | há 1 minuto

Um reservista militar israelita morreu na Faixa de Gaza poucas semanas depois de ter passado à próxima fase do programa que escolhe o artista que representaria aquele Estado no Festival Eurovisão da Canção, anunciaram as Forças de Defesa de Israel (IDF), na terça-feira.

Shaul Greenglick, de 26 anos, atuou no programa 'Israel's Rising Star' a 3 de dezembro, enquanto estava de licença.

Vestido com uniforme do exército e listras de tenente, o jovem cantou uma música popular e recebeu 'luz verde' do júri, de acordo com a agência Reuters.

Militar que poderia representar Israel na Eurovisão morreu em Gaza

Vestido com uniforme do exército e listras de tenente, o jovem cantou uma música popular e recebeu 'luz verde' do júri.

Notícias ao Minuto | 20:16 - 27/12/2023

Um morto e 15 feridos em ataques israelitas na Cisjordânia

Inês Frade Freire | há 23 minutos

Um palestiniano foi morto e pelo menos 15 ficaram feridos em ataques militares israelitas contra casas em cidades da Cisjordânia, informou a Al Jazeera.

O correspondente da emissora, Imran Khan, que está em Ramallah, revelou que 10 ataques ocorreram em cidades como Ramallah, al-Bireh, Hebron, Halhul, Nablus, Jenin, Tulkarem e Jericó.

"O ataque aqui em Ramallah foi incomparável. Contei pelo menos 20 veículos entrando na cidade por volta da 1h (23h de quarta-feira, horário de Lisboa). Depois houve confrontos ferozes que eclodiram na Praça Al-Manara, que fica no centro da cidade", revelou o correspondente.

Jovem israelita condenado a 30 dias de prisão por recusar serviço militar

Inês Frade Freire | há 17 minutos

Um tribunal militar israelita condenou Tal Mitnick, um jovem israelita, a 30 dias de prisão militar por recusar o serviço nacional obrigatório. O jovem de 18 anos foi julgado e condenado na base de Tel Hashomer, perto de Telavive, revelou o Haaretz.

O serviço militar em Israel é obrigatório e muitos israelitas vêem-no como parte da sua identidade nacional. O grupo antiocupação Mesarvot, que acompanhou o jovem opositor à base de Tel Hashomer, afirmou que Mitnick recusa o serviço militar como um "protesto contra a guerra em Gaza e a ocupação em curso à Palestina".

Mitnick é o primeiro objetor de consciência israelita a ser preso desde o início da guerra de Israel contra Gaza, que começou a 7 de Outubro e fez mais de 21.000 palestinianos. 

יישר כוח לטל מיטניק - סרבן הגיוס הראשון במלחמה הארורה הזו, שנשפט היום ל-30 ימי מחבוש. וכך אמר: "אין פיתרון צבאי לבעיה פוליטית. ולכן, אני מסרב להתגייס לצבא שמאמין שאפשר להתעלם מהבעיה האמיתית, תחת ממשלה שרק ממשיכה את השכול והכאב.״
רק שלום יביא פיתרון, ולסרבנים מקום של כבוד בקידומו pic.twitter.com/6Ni0xdREDV

— Ofer Cassif עופר כסיף عوفر كسيف (@ofercass) December 26, 2023

Pelo menos 7 mortos em ataque a campo de refugiados de Nuseirat em Gaza

Lusa | há 33 minutos

Pelo menos sete palestinianos morreram na quarta-feira à noite, na sequência de bombardeamentos israelitas contra o campo de refugiados de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza.

Numa casa no campo de refugiados morreram sete pessoas e várias ficaram feridas, de acordo com fontes locais, citadas pela agência de notícias Europa Press.

Pelo menos 7 mortos em ataque a campo de refugiados de Nuseirat em Gaza

Pelo menos sete palestinianos morreram na quarta-feira à noite, na sequência de bombardeamentos israelitas contra o campo de refugiados de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza.

Lusa | 06:58 - 28/12/2023

Para recordar

Inês Frade Freire | há 36 minutos
O Ministério da Saúde da Palestina revelou que oito hospitais estão a funcionar parcialmente no sul da Faixa de Gaza. O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) distanciou-se das declarações da Guarda Revolucionária do Irão, que associou o ataque de 07 de outubro contra Israel a uma "vingança" pela morte de Qasem Soleimani num bombardeamento norte-americano em 2020. Um ataque israelita matou 18 palestinianos perto do hospital de al-Amal, na cidade de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza. O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, deverá viajar para o Médio Oriente na próxima semana, diz um jornalista da Axios, citando fontes governamentais, no X (antigo Twitter). O governo palestiniano acusou o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, de ser hostil à paz e de negar os direitos dos palestinianos ao longo dos anos no poder para "perpetuar uma ideologia de direita". O presidente francês, Emmanuel Macron, terá apelado ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, por um "cessar-fogo duradouro", durante uma chamada telefónica.

Início de cobertura

Inês Frade Freire | há 40 minutos

Bom dia. Damos início a um novo acompanhamento AO MINUTO sobre os principais acontecimentos em Israel e na Palestina ocupada, em particular na Faixa de Gaza. Poderá consultar as notícias sobre o dia de ontem na ligação abaixo:

AO MINUTO: Israel diz que 22 reféns morreram; Combates bloqueiam ajuda

Siga aqui AO MINUTO todos os desenvolvimentos no conflito armado entre Israel e o Hamas, em particular na Faixa de Gaza.

Notícias ao Minuto | 07:28 - 27/12/2023

Ler artigo completo