AO MINUTO: Centenas exigem trégua em Telavive; Jornalista morto em ataque

9 meses atrás 85

Netanyahu apresenta condolências às famílias de reféns mortos por engano

Lusa | há 19 minutos

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, apresentou hoje condolências às famílias dos três reféns israelitas que o exército matou por engano numa operação de resgate de reféns em Shujaiya, um bairro nos arredores da cidade de Gaza.

"Juntamente com toda a nação de Israel, inclino a cabeça em profunda tristeza e lamento a queda de três dos nossos amados filhos que foram raptados", afirmou Netanyahu, em comunicado divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro.

יחד עם כל עם ישראל אני מרכין ראש בצער עמוק ומבכה את נפילתם של שלושה מבנינו היקרים שנחטפו, וביניהם יותם חיים וסאמר פואד אל-טלאלקה.

זוהי טרגדיה קשה מנשוא. מדינת ישראל כולה אבלה בערב זה. ליבי עם המשפחות הדואבות בשעת יגונן הקשה.

אני מחזק את לוחמינו האמיצים שחדורים במשימה הקדושה…

— Benjamin Netanyahu - בנימין נתניהו (@netanyahu) December 15, 2023

Maersk suspende passagem de seus navios por estreito estratégico

Lusa | há 20 minutos

O grupo dinamarquês de transporte marítimo Maersk anunciou hoje que ordenou aos seus navios para deixarem de usar um estreito estratégico para o comércio internacional no Mar Vermelho, após ataques dos rebeldes Huthis do Iémen.

"Após o incidente contra o Maersk Gibraltar ontem (quinta-feira) e outro ataque a um navio porta-contentores hoje, pedimos aos navios da Maersk na região que deviam passar pelo Estreito de Bab el-Mandeb para interromperem a viagem até nova ordem", refere um comunicado da empresa citado pela AFP.

Jornalista da Al-Jazeera morto em Gaza e outro ferido

Lusa com Notícias ao Minuto | há 18 minutos

Um jornalista da estação televisiva Al-Jazeera foi hoje morto e outro ficou ferido num ataque israelita na Faixa de Gaza, noticiou o órgão de comunicação social. "É com o coração pesado que partilhamos a notícia devastadora da perda do nosso dedicado operador de câmara da Al-Jazeera Samer Abu Daqa", escreveu Mohamed Moawad, editor do canal de televisão, na rede social X (antigo Twitter).

A Al-Jazeera tinha antes indicado que o seu chefe de delegação em Gaza, Wael Dahduh, e Abu Daqa tinham sido feridos numa escola de Khan Yunes, no sul daquele território palestiniano, "na sequência do que se pensa ter sido o ataque de um 'drone' (aeronave não-tripulada) israelita".

Segundo os dados da organização internacional Comité para a Proteção de Jornalistas, já foram mortos mais de 90 jornalistas na Faixa de Gaza e na Cisjordânia ocupada em ataques israelitas.

“What appeared to be a drone belongs to the IDF targeted area. They were shot and Wael [Dahdouh] was wounded.”

Al Jazeera Arabic's Wael Dahdouh has been wounded and cameraman Samer Abudaqa has been killed by Israeli missile, says managing editor of Al Jazeera, Mohamed Moawad. pic.twitter.com/kgL1kjzuSk

— Times Radio (@TimesRadio) December 15, 2023

Israel abre investigação sobre morte de 2 palestinianos na Cisjordânia

Lusa | há 22 minutos

As autoridades de Israel anunciaram a abertura de uma investigação para apurar as circunstâncias da morte de dois palestinianos na Cisjordânia, que se suspeita terem sido mortos por tropas israelitas.

A abertura desta investigação surge depois um grupo israelita de direitos humanos ter publicado vídeos que pareciam mostrar tropas israelitas a matar dois homens, durante um ataque militar num campo de refugiados na Cisjordânia. A denúncia partiu do grupo de direitos humanos B'Tselem.

Os vídeos das câmaras de segurança mostram dois veículos militares israelitas a perseguir um grupo de palestinianos no campo de refugiados de Faraa, no norte da Cisjordânia. Alertamos que a violência das imagens pode ferir a suscetibilidade dos leitores mais sensíveis.

סרטון מקורי ממצלמות אבטחה שהגיע לבצלם מתעד שתי הוצאות להורג מטווח קרוב של פלסטינים במחנה הפליטים אל-פארעה בבקעת הירדן ב-8.12.23.
בתום מרדף אחרי קבוצת פלסטינים, חיילים יורים מרכב צבאי בראמי ג'ונדב, בן 25, pic.twitter.com/qwZkX7CLeW

— B'Tselem בצלם بتسيلم (@btselem) December 15, 2023

Manifestantes em Telavive exigem cessar-fogo e criticam morte de reféns

Lusa | há 26 minutos

Centenas de manifestantes exigiram hoje, em Telavive, um acordo imediato para libertar os reféns israelitas ainda detidos pelo movimento islamita Hamas.

O protesto, em que os manifestantes empunhavam cartazes com os nomes e as fotos de muitos dos reféns nas mãos do Hamas, em frente ao Ministério da Defesa israelita, depois de o exército ter anunciado, na sexta-feira, que tinha matado três reféns por engano.

Clique aqui para ler mais e ver a galeria.

Notícias ao Minuto© Alexi J. Rosenfeld/Getty Images

Início de cobertura

Hélio Carvalho | há 33 minutos

Bom dia. Iniciamos esta manhã uma nova cobertura AO MINUTO sobre os principais acontecimentos em Israel e na Palestina, em particular na Faixa de Gaza. Pode consultar as notícias sobre o dia de ontem aqui:

AO MINUTO: Passagem de Kerem Shalom aberta; Há "grande unidade" dos 27

Siga aqui AO MINUTO todos os desenvolvimentos no conflito armado entre Israel e o Hamas, em particular na Faixa de Gaza.

Notícias ao Minuto | 07:32 - 15/12/2023

Ler artigo completo